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Portugueses estão a viajar mais para o estrangeiro e planeiam tudo na internet

“Lazer, recreio ou férias” foi a principal motivação para viajar no 2.º trimestre de 2019 (2,7 milhões de viagens), tanto nas deslocações nacionais, como nas deslocações ao estrangeiro.
25 Outubro 2019, 11h43

No segundo trimestre de 2019, as viagens realizadas pelos portugueses com destino ao estrangeiro registaram um crescimento de 33,2%, totalizando 828,2 mil (14,8% do total), divulgou esta sexta-feira, dia 25, o Instituto Nacional de Estatística (INE).  Um resultado que, acrescenta o Instituto, “poderá estar influenciado pelo desfasamento do calendário do período da Páscoa, que este ano ocorreu em meados de abril, enquanto no ano anterior teve influência repartida entre março e abril”.

Na análise à procura turística dos residentes, no referido período do ano, foi ainda apurado que os residentes em Portugal realizaram 5,6 milhões de viagens, o que correspondeu a um crescimento de 18,0%1 (4,4% acima do registado no 1.º trimestre de 2019 e mais 6,3% do que no 4.º trimestre de 2018). Foi ainda verificado que 85,2% das viagens decorreram em território nacional, revelando um aumento de 15,7%.

Quanto à motivação para viajar, lidera o “Lazer, recreio ou férias” que pautou 2,7 milhões de viagens, numa subida de 26,6%, tendo aumentado a sua representatividade em 3,3 p.p.2 (48,6% do total, face a 45,3% no trimestre homólogo), sendo que liderou como principal motivo para viajar quer nas deslocações nacionais, quer nas deslocações ao estrangeiro, concentrando, respetivamente, 46,8% (mais 3,7 p.p.) e 58,9% (menos 1,0 p.p.) das viagens.

As viagens por motivos “profissionais ou de negócios” (521,4 mil) revelaram um aumento de 21,6% e reforçaram o seu peso relativo em 0,3 p.p. (representando 9,3% do total).

Sobre as opções de alojamento, os “hotéis e similares” concentraram 31,5% das dormidas, reforçando a sua representatividade (mais 3,5 p.p.). O “alojamento particular gratuito” manteve-se como a principal opção de alojamento (57,5% das dormidas), apesar da redução do seu peso no total (menos 0,9 p.p.).

Internet ganha terreno na organização das viagens ao estrangeiro

No 2.º trimestre deste ano, a internet foi utilizada na organização de 24,0% das deslocações, num aumento de 4,7 p.p., tendo este recurso sido opção em 63,2% (mais 7,6 p.p.) das viagens para o estrangeiro.

Segundo o INE,  37,1% das viagens foram efetuadas recorrendo à marcação prévia de serviços (mais 4,9 p.p.), proporção que atingiu 93,9%, subindo 3,8 p.p., no caso de deslocações com destino ao estrangeiro. Nas viagens em território nacional, a reserva antecipada de serviços esteve associada a 27,2% (mais 3,8 p.p.).

 

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