As notícias de que existem portugueses que ficam mais dias nos hospitais do que o necessário são muitas vezes repetidas. O Eurostat, gabinete europeu de estatística, divulgou os dados relativos a 2017 e Portugal, dados de 2015, encontra-se no meio da tabela, que vai dos 4,5 dias aos 9,8 dias de permanência nos hospitais.
No ano em análise, os portugueses ficavam uma média de 7,9 dias nos hospitais, mantendo-se a média desde 2015, segundo os dados divulgados pelo Eurostat. Com a análise a englobar outros países da União Europeia, verifica-se que os Países Baixos têm a taxa mais baixa, com os pacientes a ficarem nos hospitais durante 4,5 dias.
Por sua vez, a Hungria reflete a maior taxa, com os pacientes húngaros a ficarem nos hospitais durante 9,8 dias. Entre as estadias mais duradouras fica também a República Checa, com 9,6 dias, França com 9,1 dias e a Alemanha com os pacientes a permanecerem 9 dias nos hospitais.
Contrariamente, as estadias mais baixas concentram-se na Bulgária com 5,3 dias, Noruega com 5,4 dias e Dinamarca e Suécia com 5,5 dias e 5,6 dias, respetivamente.
Embora os hospitais verifiquem uma maior prevalência de pacientes do sexo feminino, os pacientes masculinos têm estadias de maior duração na maioria dos estados membros.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com