As notícias de que existem portugueses que ficam mais dias nos hospitais do que o necessário são muitas vezes repetidas. O Eurostat, gabinete europeu de estatística, divulgou os dados relativos a 2017 e Portugal, dados de 2015, encontra-se no meio da tabela, que vai dos 4,5 dias aos 9,8 dias de permanência nos hospitais.
No ano em análise, os portugueses ficavam uma média de 7,9 dias nos hospitais, mantendo-se a média desde 2015, segundo os dados divulgados pelo Eurostat. Com a análise a englobar outros países da União Europeia, verifica-se que os Países Baixos têm a taxa mais baixa, com os pacientes a ficarem nos hospitais durante 4,5 dias.
Por sua vez, a Hungria reflete a maior taxa, com os pacientes húngaros a ficarem nos hospitais durante 9,8 dias. Entre as estadias mais duradouras fica também a República Checa, com 9,6 dias, França com 9,1 dias e a Alemanha com os pacientes a permanecerem 9 dias nos hospitais.
Contrariamente, as estadias mais baixas concentram-se na Bulgária com 5,3 dias, Noruega com 5,4 dias e Dinamarca e Suécia com 5,5 dias e 5,6 dias, respetivamente.
Embora os hospitais verifiquem uma maior prevalência de pacientes do sexo feminino, os pacientes masculinos têm estadias de maior duração na maioria dos estados membros.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com