As famílias portuguesas gastaram, no ano passado, 9,7 mil milhões de euros nas compras para casa, de acordo com um estudo realizado pela Nielson e divulgado esta quarta-feira pelo ‘Jornal de Notícias’ (JN). O valor corresponde a um aumento recorde de 4,8% face ao ano anterior, tendo-se registado um crescimento do consumo em todas as categorias de produtos.
Segundo o estudo, os artigos de mercearia foram os que pesaram mais nos gastos dos portugueses em 2019 (38,8%). Os laticínios continuaram a ser a segunda categoria de produtos mais procurada, apesar de se ter registado uma quebra em relação ao ano anterior: em 2018, pesavam 18,1% no talão de compra dos portugueses, enquanto em 2019 se ficou pelos 17,6%.
Os produtos, as bebidas e os artigos de higiene para o lar foram as categorias de produtos que registaram os maiores aumentos (que vão dos 6% aos 8%) em 2019. Já o consumo de produtos de mercearia e de higiene pessoal cresceram 5% da fatura dos portugueses.
O estudo mostra ainda que as marcas de distribuidor, mais conhecidas por ‘marcas brancas’, foram as que registaram o maior crescimento em 2019: 6,4% contra 4% das marcas de fabricantes. A perder terreno estão os hipermercados, com os consumidores a darem preferência crescente ao comércio de proximidade. O retalho tradicional cresceu 7,3%, enquanto os pequenos supermercados registaram um crescimento de 4,4% e os hipermercados apenas 1,4%.
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