A percentagem de rendimentos europeus canalizados para o sector do retalho está a aproximar-se dos níveis pré-pandémicos, estando agora nos 33,9%. De acordo com uma análise da GfK, Portugal foi um dos poucos países europeus em que se registou um aumento, de 6,6%, no consumo privado neste sector em 2023.
Os dados mostram que apesar do aumento residual de 5,5 pontos percentuais no poder de compra e no volume de negócios no retalho, os cidadãos europeus gastaram menos 0,5% dos seus orçamentos em compras no setor.
Dos países europeus, a Alemanha é quem apresenta a menor taxa de despesas no sector, de apenas 27%, enquanto os países da Europa Leste tendem a gastar cerca de metade do seu orçamento neste tipo de retalho.
A análise da GfK mostra que o consumo privado foi afetado pela elevada inflação, com o sector do retalho a ser pressionado pelo elevado preço dos bens alimentares e de energia, e pelas crises geopolíticas, sendo que tudo isto levou a uma alteração no comportamento consumista dos europeus.
No entanto, apesar deste declínio do sector do retalho, o interesse dos consumidores na aquisição de serviços e experiências, como viagens, cresceu.
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