[weglot_switcher]

Portugueses pagaram 8,8 milhões de euros em comissões bancárias entre 2007 e 2019

O valor cobrado pelo setor da banca aos portugueses, de 8,8 milhões de euros, foi o equivalente a metade do empréstimo da troika durante os anos em que Portugal passou pela crise.
  • Cristina Bernardo
4 Novembro 2019, 08h42

Os cidadãos portugueses pagaram, em média, 8,8 milhões de euros em comissões bancárias, avança o ‘Jornal de Notícias’ esta segunda-feira, 4 de novembro. Este valor corresponde ao período entre 2007 e o primeiro semestre de 2019.

Apesar da redução do número de balcões e de pessoal, foi preciso reforçar as taxas que os clientes pagam pelos produtos e serviços bancários. Segundo o Banco de Portugal, o volume total neste período foi de 40,3 mil milhões de euros, o que corresponde a 50% do empréstimo da troika a Portugal.

Foi devido às baixas taxas de juro que as margens financeiras da banca caíram, sendo então necessário a redução de custos. Em 2018, a margem financeira situou-se em 68,19%, enquanto as comissões bancárias se fixaram em 31,81%, apresentando um ligeiro crescimento face ao ano anterior.

O último banco a aumentar as comissões foi a Caixa Geral de Depósitos, algo que gerou descontentamento entre os clientes. Nas principais alterações constavam o pagamento das contas de serviços mínimos, o levantamento de dinheiro ao balcão, atualização da caderneta ao balcão e o pagamento de 0,88 cêntimos pela utilização da aplicação MB Way.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.