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Portugueses pedem mais restrições ao tráfego e estacionamento nas grandes cidades e mais ruas pedonais

A EasyPark, parte da plataforma mundial de mobilidade Arrive, realizou um estudo sobre este tema, tendo os inquiridos destacado que nos próximos 10 anos deveria existir um aumento das restrições à circulação nos grandes centros urbanos, mas também que as deslocações partilhadas se tornem uma prática corrente entre os viajantes.
30 Setembro 2025, 14h31

O aumento do tráfego e do estacionamento assim como os impactos ambientais nas grandes cidades, têm estado no debate sobre qual o futuro da mobilidade urbana. Na opinião de 71% dos portugueses deveriam existir mais restrições para este tráfego e estacionamento, assim como mais ruas destinadas apenas a peões.

A EasyPark, parte da plataforma mundial de mobilidade Arrive, realizou um estudo sobre este tema, tendo os inquiridos destacado que nos próximos 10 anos deveria existir um aumento das restrições à circulação nos grandes centros urbanos, mas também que as deslocações partilhadas se tornem uma prática corrente entre os viajantes.

O estudo revela que a prática de mobilidade partilhada, acompanhada por uma maior integração com os transportes públicos vão se tornar uma realidade dentro dos próximos anos.

Jennifer Amador Tavares de Sousa, diretora para Portugal e Espanha da Arrive, afirma que “o futuro da mobilidade urbana é uma preocupação constante quando verificamos a pressão que as cidades e os condutores sofrem diariamente. Os dados recolhidos não apenas nos mostram como podemos planificar o futuro ordenamento do território, como também como será possível integrar as necessidades dos condutores e residentes com a infraestrutura existente ou a construir”.

“Com o aproximar de períodos tão sensíveis e determinantes como são as eleições autárquicas, queremos reforçar que estamos ao lado das cidades e dos seus munícipes para desenvolver estratégias que ajudem a colmatar estas preocupações e a construir cidades ainda mais habitáveis e sustentáveis”, refere.

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