[weglot_switcher]

Portugueses pouparam um terço a menos do que na zona euro

Desde o terceiro trimestre de 2014 (12,8%) que os cidadãos europeus não poupavam tanto. Dados apontam para um máximo de cinco anos.
3 Julho 2019, 12h21

No primeiro trimestre do ano, os cidadãos da Zona Euro atingiram recordes nas poupanças. Segundo os dados do Eurostat, divulgados esta quarta-feira, na primeira recolha deste dados, os europeus pouparam 12,6% do seu rendimento disponível.  Os dados completos serão divulgados a 26 de julho com os dados por país.

Esta é a maior taxa de poupança na União Europeia, em média, desde o terceiro trimestre de 2014 onde os valores se situavam nos 12,8%, um máximo de cinco anos.

Entre os portugueses, a poupança baixou ligeiramente para os 4,5% e em comparação com a taxa de poupança média da Zona Euro, o instituto de estatísticas europeu afirma que anda à volta de um terço.  Contudo, estes números não são diretamente comparáveis uma vez que a metodologia é ligeiramente diferente.

De acordo com os dados a taxa de poupança da Zona Euro no arranque do ano aumentou face à taxa de poupança do quarto trimestre de 2018 de 12,1%. A taxa de investimento dos agregados familiares na Zona Euro aumentou de 9,2% para os 9,3%, um máximo de 2011.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.