Mediterrâneo e norte da Europa ganham a preferência de mais de 70% dos portugueses que procuram um cruzeiro, avança a MSC Cruzeiros, a empresa líder nesta indústria e que transportou 20.542 passageiros em 2016, mais 14,8% em face do ano anterior. Dados do MSC Market Intelligence Cruise Monitor revelam que a quota de mercado da companhia em Portugal registou um aumento de 1,2%, para os 41%.
Os itinerários mais procurados pelos portugueses, à semelhança do ano anterior, continuam a ser os do Mediterrâneo, com cerca de 40% do total dos passageiros, e o norte da Europa, com cerca de 32% do total. Os cruzeiros com saídas e chegadas a Barcelona, Veneza, Kiel e Copenhaga são os mais vendidos.
As saídas e chegadas ao Porto de Lisboa – que representam 20% do total dos passageiros – continuam a ser uma grande aposta da companhia, que apresentou em 2016 uma operação com saída e chegada à capital portuguesa entre outubro e novembro, a bordo do MSC Splendida.
O diretor geral da MSC Cruzeiros em Portugal, Eduardo Cabrita, disse que 2016 foi um ano “extremamente positivo para a MSC Cruzeiros a todos os níveis”. Frisou: “Atingimos todos os objetivos previstos para este ano. Somos líderes no mercado nacional pelo 4º ano consecutivo e continuamos a inovar, seja em novos destinos ou, no lançamento – com dois anos de antecedência – do primeiro MSC World Cruise, que terá início em janeiro de 2019, e em novas parcerias.
Eduardo Cabrita referiu ainda que enquanto o ano passado foi de otimização de itinerários, de consolidação de mercados-chave e de afinação da estratégia global comercial, o exercício de 2017 vai significar crescimento sustentado especialmente na Europa, onde diz predominar o “core-business” da MSC. Para tanto contam na operação com dois novos navios da próxima geração: o “MSC Meraviglia” e o “MSC Seaside”.
A companhia revelou recentemente no Funchal que a Madeira irá conhecer a próxima geração de navios inteligentes da MSC Cruzeiros como é o caso do “MSC Seaside”, em 2017, do “MSC Seaview”, em 2018, e a oportunidade de estar na rota do primeiro MSC World Cruise, em 2019. Para este ano estão previstas 17 escalas de navios da MSC Cruzeiros no Porto do Funchal. Por seu turno, o navio irmão do “MSC Seaside”, o “MSC Seaview”, será entregue em junho de 2018. Ficará a navegar a sua temporada inaugural no Mediterrâneo ocidental, realizando partidas de Génova, Marselha e Barcelona, ao longo de todo o verão 2018.
Outra novidade será a estreia da MSC Cruzeiros na volta ao mundo, o “MSC World Cruise”, com o MSC Magnifica, que esteve recentemente na Madeira, com passagem pelo Porto do Funchal. Com partida de Génova, no dia 5 de janeiro de 2019, será possível embarcar em quatro portos de escala diferentes: Civitavecchia, Génova, Marselha e Barcelona. Será um itinerário de 119 dias, disponibilizando 49 destinos em 32 países, pelos seis continentes. Após deixar a parte continental da Europa, o Funchal será a primeira escala deste cruzeiro, no dia 11 de janeiro de 2019, antes de seguir viagem com destino às Caraíbas.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com