[weglot_switcher]

Powell contra reserva de bitcoin. Moeda digital cai dos 100 mil dólares

Presidente da Reserva Federal mostrou uma posição mais conservadora em relação às criptomoedas e que a criação de uma reserva de bitcoin não será feita. Para desgosto de Donald Trump e contra as suas intenções.
bitcoin
FILE PHOTO: Representations of bitcoin are seen in this illustration picture taken in Paris, France, March 9, 2024. REUTERS/Benoit Tessier/Illustration/File Photo
19 Dezembro 2024, 09h23

As declarações do presidente da Reserva Federal norte-americana parecem ter esmorecido o entusiasmo dos investidores de bitcoin. Jerome Powell rejeitou a ideia da criação de uma reserva nacional de bitcoin, como o presidente-eleito Donald Trump tinha prometido.

O chefe do Banco Central dos EUA disse que a Fed “não está à procura de uma mudança legislativa” e, acima de tudo, não está autorizada a guardar bitcoin.

Foram estas mesmas declarações, que vão em sentido contrário ao abordado por Donald Trump, que fizeram com que a criptomoeda apresentasse uma rápida queda e descesse abaixo dos 100 mil dólares.

“O bitcoin caiu abaixo dos 100 mil dólares, perdendo mais de seis mil dólaresem poucas horas. Este declínio ocorreu depois que o Reserva Federal (Fed) dos Estados Unidos ter feito comentários sugerindo um futuro de políticas monetárias mais rígidas, criando incerteza entre os investidores”, aponta o analista sénior Antonio Di Giacomo, da XS.com.

Seriam números fáceis de digerir, se esta queda não tivesse impactado as poupanças de milhões de investidores. Além disso, esta quebra contribuiu ainda para a redução de 1,6 mil milhões de dólares da capitalização do mercado global de criptomoedas”.

“Jerome Powell descartou a possibilidade de considerar o bitcoin como um ativo viável para as reservas do Tesouro nacional. Esses comentários amplificaram o sentimento de baixa em relação à criptomoeda, desencadeando uma onda de liquidações em massa que aprofundaram a queda. A postura de Powell destaca a visão tradicional da Fed sobre as criptomoedas como voláteis e especulativas”, acrescenta o analista.

A bitcoin atingiu esta semana um valor recorde de 108 mil dólares, isto depois de ter ultrapassado os 100 mil dólares no início do mês de dezembro.

No entanto, o impacto não se sentiu apenas na bitcoin, e alastrou-se mesmo a todas as criptomoedas. A Ethereum caiu 6,5% e a RP recuou 12,6%, com a Binance Coin a apresentar perdas significativas também.

Perante estas declarações e consequentes quebras, os analistas estão a alertar para um período prolongado de volatilidade e apelam à cautela na compra destes ativos.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.