Apesar da pressão política, sobretudo da Casa Branca, sobre o presidente da Reserva Federal, tanto para cortar taxas, como com ameaças de um despedimento, Jerome Powell garantiu que está apenas focado no seu trabalho e em deixar um legado de missão cumprida.
No painel que juntou os líderes dos bancos centrais europeu, norte-americano, britânico, japonês e sul-coreano no Fórum do BCE, em Sintra, esta terça-feira, Powell foi questionado sobre a recorrente pressão e ameaças da presidência norte-americana ao seu cargo, embora refutando qualquer impacto no seu trabalho.
“Estou muito focado em simplesmente fazer o meu trabalho”, começou por dizer. “O que interessa é usar as ferramentas que o Congresso coloca ao nosso dispor para atingir o pleno emprego e estabilidade de preços. Nisso é que nos focamos a 100%”, atirou, com os presentes na sala a responderem com um forte aplauso.
Donald Trump ameaçou várias vezes durante a campanha presidencial que iria demitir Powell, acusando-o de fazer um trabalho terrível. Entretanto, e já ocupando a Casa Branca, o presidente dos EUA esclareceu que não irá despedir o líder do banco central, mas continuou com os ataques à condução da política monetária, chegando a apelidar Powell de “perfeito totó”.
Já na conclusão do último painel do primeiro dia do Fórum anual, o presidente da autoridade monetária dos EUA argumentou que uma das chaves para fazer o seu trabalho eficientemente passa por conduzi-lo “de forma completamente não-política” e “não tomar lados ou colocar uns contra os outros”.
“Temos apenas de nos focar nos nossos assuntos, […] para que os decisores políticos possam tomar decisões num ambiente estável”, expôs.
Também Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu (BCE), alinhou com a visão do presidente da Fed.
“Falo por mim e, creio, pelos restantes colegas do painel quando digo que faria exatamente a mesma coisa que faz Powell”, afirmou.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com