[weglot_switcher]

Powell: “Guidance que anunciámos hoje é muito forte”

Presidente da Reserva Federal norte-americana sublinhou que “estamos a dizer que as taxas irão continuar altamente acomodatícias até que a economia esteja avançada na recuperação e isso deve dar uma declaração muito poderosa no apoio à estabilidade económica”.
  • Chairman da Reserva Federal dos EUA, Jerome H. Powell (AFP)
16 Setembro 2020, 20h23

Jerome Powell defendeu que o guidance anunciado pela Reserva Federal norte-americana (Fed) é “muito poderoso” e ajudará à recuperação económica.

“A nossa orientação de política é adequada actualmente e estamos preparados para ajustar-la daqui para a frente conforme considerarmos apropriado”, disse o presidente do banco central, esta quarta-feira na conferência de imprensa após a conclusão da reunião de dois dias do Federal Open Market Committee (FOMC).

Powell salientou que o “guidance muito forte que anunciámos hoje irá dar um apoio forte à economia”. A Fed decidiu manter inalterada a taxa de juro diretora no intervalo entre 0% e 0,25% e não deverá subir as taxas de juro durante os próximos três anos.

“Efetivamente, estamos a dizer que as taxas irão continuar altamente acomodatícias até que a economia esteja avançada na recuperação e isso deve dar uma declaração muito poderosa no apoio à estabilidade económica”, frisou.

Explicou ainda que “dissemos desde o início que primeiro tentaríamos dar algum apoio, estabilidade e alívio na primeira fase da crise, a fase aguda, e que depois apoiaríamos a expansão quando esta chegasse”, realçando que “é por isso que mudamos o nosso guidance hoje e temos a flexibilidade para fazer mais quando acharmos apropriado”.

https://jornaleconomico.pt/noticias/reserva-federal-mantem-taxa-de-juro-inalterada-perto-de-zero-2-637604

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.