Powell: “Guidance que anunciámos hoje é muito forte”

Presidente da Reserva Federal norte-americana sublinhou que “estamos a dizer que as taxas irão continuar altamente acomodatícias até que a economia esteja avançada na recuperação e isso deve dar uma declaração muito poderosa no apoio à estabilidade económica”.

Chairman da Reserva Federal dos EUA, Jerome H. Powell (AFP)

Jerome Powell defendeu que o guidance anunciado pela Reserva Federal norte-americana (Fed) é “muito poderoso” e ajudará à recuperação económica.

“A nossa orientação de política é adequada actualmente e estamos preparados para ajustar-la daqui para a frente conforme considerarmos apropriado”, disse o presidente do banco central, esta quarta-feira na conferência de imprensa após a conclusão da reunião de dois dias do Federal Open Market Committee (FOMC).

Powell salientou que o “guidance muito forte que anunciámos hoje irá dar um apoio forte à economia”. A Fed decidiu manter inalterada a taxa de juro diretora no intervalo entre 0% e 0,25% e não deverá subir as taxas de juro durante os próximos três anos.

“Efetivamente, estamos a dizer que as taxas irão continuar altamente acomodatícias até que a economia esteja avançada na recuperação e isso deve dar uma declaração muito poderosa no apoio à estabilidade económica”, frisou.

Explicou ainda que “dissemos desde o início que primeiro tentaríamos dar algum apoio, estabilidade e alívio na primeira fase da crise, a fase aguda, e que depois apoiaríamos a expansão quando esta chegasse”, realçando que “é por isso que mudamos o nosso guidance hoje e temos a flexibilidade para fazer mais quando acharmos apropriado”.

Reserva Federal mantém taxa de juro inalterada e sinaliza que deverá continuar perto de zero nos próximos três anos

Ler mais

Recomendadas

BCE estuda revisão do programa de compra de ativos de emergência

Dois membros do Conselho de Governadores adiantaram ao Financial Times que o banco central irá debater na próxima reunião a duração do PEPP e se os critérios de flexibilidade deverão ser estendidos aos outros programas de compra de ativos.

Bolsa de Lisboa em queda pressionada pelo BCP e Galp

Do lado dos ganhos, a Corticeira Amorim lidera com uma subida de 1,63% para 11,20 euros, seguidos pela EDP que ganha 0,59% para 4,24 euros.
tik tok

TikTok Global lança oferta pública de ações

Segundo a nota, a TikTok Global realizará uma ronda antes da Oferta Pública Inicial (OPI), que deixará a companhia chinesa com uma participação de 80% na nova empresa.
Comentários