Prazo para pedir apoio para dar assistência aos filhos e netos termina hoje

Os trabalhadores conta de outrem, se não conseguirem exercer as suas funções em teletrabalho, têm direito a um apoio financeiro excecional correspondente a 2/3 da sua remuneração base.

O prazo para os trabalhadores pedirem o subsídio da Segurança Social para prestar assistência aos filhos ou netos que estão em casa termina esta quinta-feira.

No âmbito das medidas excecionais de apoio do Governo devido à pandemia de Covid-19, os portugueses têm direito a receber um valor durante os dias em que não estão a trabalhar. O montante diário em causa corresponde a 100% da remuneração de referência, mantendo-se em, 65% o valor do subsídio por assistência a neto.

Os pais e avós que pretendam receber este apoio do Governo devem fazer o requerimento através da Segurança Social Direta até ao final do dia de hoje, anexando uma cópia da declaração de isolamento profilático emitida pela autoridade de saúde.

Os trabalhadores conta de outrem, se não conseguirem exercer as suas funções em teletrabalho, têm direito a um apoio financeiro excecional correspondente a 2/3 da sua remuneração base, sendo a mesma suportada em partes iguais pelos patrões e pela Segurança Social.

Para submeter o formulário é necessário aceder ao link www.seg-social.pt, clicar no menu “Emprego”, escolher a opção “Medidas de Apoio (COVID-19)”, e selecionar depois “Apoio excecional à família para trabalhadores por conta de outrem” caso se trate de uma Entidade Empregadora ou “Apoio excecional à família para Trabalhadores Independentes e Serviço Doméstico” no caso de um trabalhador independente ou serviço doméstico.

O meu cônjuge está em casa em teletrabalho. Posso beneficiar do apoio excecional à família durante o encerramento das escolas? Não. No caso de um dos progenitores estar em teletrabalho durante o encerramento das escolas o outro não pode beneficiar deste apoio excecional.

Durante quanto tempo terei direito a este apoio? Se o seu filho for menor de 3 anos de idade e frequentar creche, o apoio financeiro? é atribuído durante todo o tempo em que as atividades presenciais estiverem suspensas no equipamento social de apoio à primeira infância. Nos restantes casos, o apoio financeiro é atribuído durante o período em que for decretado o encerramento da escola, exceto se coincidir com férias escolares

Covid-19. Como vai funcionar o apoio aos recibos verdes?

Empregadas domésticas com direito a receber um mínimo de 635 euros para ficar em casa a tomar conta dos filhos

Ler mais

Recomendadas

Governo tem 38 milhões para trabalhadores informais

Entre os requisitos para aceder ao apoio está “a vinculação ao sistema de proteção social durante 30 meses, findo o prazo de concessão do apoio (dezembro de 2020)”.

Exportações tombam 15,4% este ano e crescem 8,4% em 2021, segundo o Governo

A resolução do Conselho de Ministros que aprova o Programa de Estabilização Económica e Social foi publicada no sábado à noite no suplemento do Diário da República e inclui as previsões do Governo para 2020 e 2021 que não tinham sido apresentadas por António Costa.

Governo estima inflação com recuo de 0,2% em 2020 e aumento de 0,4% em 2021

A resolução do Conselho de Ministros que aprova o Programa de Estabilização Económica e Social foi publicada no sábado à noite no suplemento do Diário da República.
Comentários