[weglot_switcher]

Prazos do concurso para armazenamento de energia foram prolongados

O Ministério do Ambiente e Energia anunciou, esta terça-feira, que prolongou, até 9 de setembro, as candidaturas ao aviso do Fundo Ambiental, que visa promover a flexibilidade de rede e armazenamento de energia na rede elétrica nacional.
13 Agosto 2024, 17h15

Os prazos para submeter candidaturas ao aviso do Fundo Ambiental, que visa promover a flexibilidade de rede e armazenamento de energia na rede elétrica nacional, foram prolongados até dia 9 de setembro pelo Ministério do Ambiente e Energia.

Em comunicado, o Ministério avança que o concurso, lançado a 31 de julho, conta com um investimento de 99,75 milhões de euros e visa acelerar a transição energética em Portugal.

O concurso pretende dar resposta à crescente necessidade de gerir a rede elétrica de forma flexível, sendo que os projetos são elegíveis para um financiamento até 30 milhões de euros.

Este prevê a instalação de pelo menos 500 MW de capacidade de armazenamento de energia na rede elétrica até 2025. Portugal conta, atualmente, com uma capacidade de geração de energia de cerca de 22 GW, enquanto o consumo atingiu os 10 GW em 2021.

Maria da Graça Carvalho, ministra do Ambiente e Energia, considera esta uma “oportunidade única para empresas e instituições que desejam contribuir para um futuro energético mais sustentável e independente em Portugal, e, assim, fazerem parte da solução para os desafios energéticos atuais”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.