[weglot_switcher]

Pré-acordo com motoristas afasta greve nos combustíveis até ao final do mês

A reunião durou cerca de três horas nas instalações do Ministério das Infraestruturas, que mediou as negociações.
7 Maio 2019, 21h22

O SNMMP – Sindicato Nacional de Motoristas de Matérias Perigosas e a ANTRAM – Associação Nacional dos Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias chegaram ao final do dia de hoje, dia 7 de maio, a um pré-acordo, afastando, para já, o cenário de nova greve dos camionistas e de novo caos no sistema de abastecimento de combustíveis em Portugal, como ocorreu há cerca de três semanas.

Em declarações aos jornalistas há minutos, após quase três horas de reunião, o vice-presidente do SNMMP, Pedro Pardal Henriques, garantiu que no encontro se chegou “a um valor [de salário reivindicado pelo sindicato] que se aproxima muito do que pedimos inicialmente”.

Recorde-se que uma das reivindicações do SNMPP era chegar a um ordenado mensal de 1.200 euros.

Sem querer revelar o valor agora em cima da mesa, Pedro Pardal Henriques acrescentou que o SNMMP vai apresentar essa proposta aos seus associados, enquanto a associação que representa os patrões dos camionistas (ANTRAM) vai fazer o mesmo com os seus associados.

Até ao final deste mês, foi decretado um clima de paz social, sem greves, para que as duas organizações ouçam os seus associados e possam selar um acordo final.

Pedro Pardal Henriques referiu que a ANTRAM fez “várias cedências”, acrescentando que “hoje vimos a ANTRAM disposta a negociar”.

O vice-presidente do SNMMP revelou ainda que a ANTRAM se comprometeu a respeitar as cargas horárias impostas por lei para os motoristas de matérias perigosas, além de ter ficado assumido o compromisso sobre questões relacionadas com seguros e exames médicos mais regulares.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.