A sala de jantar reluzente em preto e dourado do restaurante Coqodac está agitada, e ainda nem abriu para o jantar. Uma mesa de “rappers e apresentadores de podcast” está a demorar-se num almoço tardio de caviar e champanhe de quatro mil dólares (3,520 euros), diz o chef executivo Seung Kyu Kim.
Ele não se importa —ele quer que o seu restaurante em Manhattan, famoso pelos nuggets de frango cobertos com caviar (28 dólares ou 24 euros por nugget), seja um lugar onde as pessoas venham para celebrar. Enquanto a gripe aviária força as lojas dos Estados Unidos a racionar ovos de galinha a 10 dólares (8,80 euros) a dúzia, os ovos de peixe curados com sal tornaram-se omnipresentes em restaurantes de alto padrão.
As esferas viscosas agora podem ser encontradas no topo de molhos de creme azedo e cebola de 68 dólares (59,8 euros) em Nashville e saladas de ovo de 73 dólares (64,2 euros) em São Francisco. A perceção dos clientes sobre o caviar como um luxo que vale a pena gastar manteve-se notavelmente resiliente por mais de um século, mas o custo de atacado do caviar —especificamente, as ovas de esturjão— caiu consideravelmente nos últimos anos.
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