[weglot_switcher]

Preço do petróleo recua apesar da descida dos juros e stocks norte-americanos

Acompanhando o sentimento do arranque das sessões europeias, o petróleo continua a negociar em baixa, com o texano WTI a registar uma descida de 0,53% para 70,78 dólares e o brent a perder 0,51% para 74,50 dólares.
20 Setembro 2024, 13h16

O preço do petróleo está em queda esta sexta-feira, numa semana em que estava no caminho de registar ganhos depois do corte das taxas de juro nos Estados Unidos e da diminuição dos stocks disponíveis de petróleo.

Pelas 13h00 desta sexta-feira o petróleo texano WTI registava uma descida de 0,53%, fixando o preço do barril nos 70,78 dólares, enquanto o Brent perde 0,51% para 74,50 dólares.

Giovanni Staunovo, analista da UBS, afirmou à “Reuters” que “os cortes nos juros dos Estados Unidos apoiaram o sentimento de risco, enfraqueceram o dólar e apoiaram o petróleo esta semana. No entanto, leva tempo até que os cortes nas taxas de juro apoiem a atividade económica e o crescimento da procura de petróleo”.

Por norma, o corte das taxas de juro impulsiona a atividade económica e a procura de energia, mas há quem veja estes fatores como um sinal de um mercado de trabalho fraco nos Estados Unidos.

A apoiar os preços do petróleo está também a descida nos stocks dos Estados Unidos, que caiu para o mínimo de um ano na semana passada. De acordo com os analistas do Citi, o défice contra-sazonal do mercado de cerca de 400 mil barris por dia vai apoiar os preços do barril de brent na faixa dos 70 dólares a 75 dólares durante o próximo trimestre.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.