[weglot_switcher]

Preço dos fretes subiu 1.000% em algumas rotas

A subida a pique do custo de transporte em contentores nas rotas da China para o Mediterrâneo e Norte da Europa reflete a disrupção das cadeias globais de logística e demorará algum tempo a estabilizar.
3 Dezembro 2021, 08h35

O disparo nos preços do transporte de mercadorias é uma das faces mais visíveis da crise na logística, com um aumento de 1.000% nos fretes de contentores à importação na rota Ásia/Ocidente e, no sentido inverso das trocas comerciais, de 100% à exportação. Paralelamente, no transporte aéreo os fretes triplicaram em algumas rotas. As fontes do sector mostram-se divididas sobre quando haverá uma normalização e o impacto deverá chegar ao bolso das famílias portuguesas, com uma subida dos preços para o consumidor final.

“Este aumento explica-se pela disrupção completa da cadeia de logística e da forma como estava montada”, diz António Nabo Martins, presidente da Associação dos Transitários de Portugal (APAT), em declarações ao Jornal Económico (JE), explicando que resulta sobretudo da falta de contentores, de navios e de motoristas, mas também do congestionamento nos principais portos mundiais e do aumento dos combustíveis.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.