A JB Capital, empresa de serviços financeiro, aponta para um recuo de 2% no preço médio da celulose no sector da indústria papeleira para este ano. Esta alteração nas perspetivas faz com que o preço passe de 1.310 dólares/tonelada para 1.290 dólares/tonelada.
No entanto, nem tudo é mau na perspetiva da empresa, uma vez que continua com uma opinião positiva para os resultados do segundo trimestre da indústria papeleira. Apesar da nova perspetiva, a JB Capital continua a observar uma vantagem média de 6% em relação ao consenso da Altri e da Ence para o EBITDA deste ano.
Apesar da mexida nas previsões do preço da médio da celulose para 2024, a empresa deixa as de 2025 intocáveis, apontando para um preço médio de 1.225 dólares/tonelada.
As alterações no preço da celulose acarretam mudanças nas perspetivas dos resultados das empresas, nomeadamente das portuguesas Altri e Navigator. A JB Capital prevê que a Altri tenha um EBITDA de 272 milhões de euros e que as vendas fiquem nos 927 milhões de euros, o que representa uma descida face às previsões anteriores.
Já para a Navigator, a empresa de serviços financeiros aponta para um crescimento, quer no EBITDA quer nas vendas, em comparação com as perspetivas antigas, com um EBITDA de 565 milhões de euros e vendas de 2,245 milhões de euros.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com