Os preços da produção industrial da Zona Euro e na União Europeia (UE) registaram uma descida de 0,6% em maio, face ao mês anterior, segundo dados do Eurostat.
Na Zona Euro o preço dos bens intermediários em maio desceu 0,1% e o da energia baixou 2,1%. Já os bens de consumo duráveis cresceram 0,3% e os não duráveis aumentaram 0,2%.
No caso da UE o preço dos bens intermediários diminuiu 0,1%, seguido do preço da energia, que caiu 2,3%. Os bens de capital aumentaram 0,1%, juntamente com os bens de consumo duráveis, e os bens não duráveis cresceram 0,2%.
Os países que registaram as maiores descidas mensais nos preços da produção industrial foram a Bulgária, Grécia, Croácia e Finlândia, enquanto as maiores subidas foram registadas no Chipre, Letónia, Luxemburgo e Eslovénia.
Comparando com o período homólogo, na Zona Euro a maior descida foi dos preços de energia, de 1,4%, enquanto a maior subida foi registada nos bens de consumo não duráveis, de 1,9%.
Já na UE, a energia continuou a ser a que mais baixou, neste caso 1,6%, e os bens de consumo não duráveis os que mais cresceram, 2,2%.
Por país, a Bulgária e a Grécia continuaram do lado das maiores perdas, enquanto Portugal, Lituânia e Finlândia foram os que mais cresceram.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com