[weglot_switcher]

Preços do petróleo baixaram 30% num ano mas valores ainda podem descer mais, destacam analistas

Nos últimos doze meses, o preço do petróleo caiu 30% mas os analistas da XTB consideram que ainda há espaço para mais quedas. A eventual recessão nos EUA pode determinar uma quebra de preços ainda maior ainda este ano.
Zbynek Burival on Unsplash
29 Março 2023, 15h24

O preço do barril de Brent caiu 9% desde o início deste ano sendo que a queda no valor do petróleo já sofreu uma quebra de 30% nos últimos doze meses. Explicam os analistas da XTB, numa análise divulgada esta quarta-feira, que num contexto de recuperação pós-pandemia, “os preços do petróleo atualmente são negociados perto de um ponto médio”.

Destaca esta corretora que “embora parecesse que a falta de oferta e o aumento da procura poderiam ser um problema, essas preocupações acabaram por ser desnecessárias”.

Nota a XTB que o Brent e o WTI estão atualmente a ser negociados na faixa de 70 a 80 euros por barril. “Olhando para a média móvel de 5 anos, o preço do petróleo parece estar em linha, mas uma vista de olhos na média móvel de um ano mostra que ele está a ser negociado em torno de dois desvios padrão abaixo da média, o que pode sugerir que o petróleo está a ser vendido em excesso no curto prazo”, explicam estes analistas.

Por outro lado, acrescenta a XTB numa análise a um horizonte mais longo, “ainda há espaço para queda de preços”. “A Bloomberg aponta que o preço atual ainda é muito alto, dada a probabilidade relativamente alta de recessão nos EUA. Segundo a agência de notícias, há grandes probabilidades de o preço do barril cair abaixo dos 50 dólares caso uma recessão realmente chegue aos Estados Unidos”, destacam estes analistas.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.