Preços na produção industrial aumentaram 13,3% em setembro

Os contributos mais intensos partem dos agrupamentos de energia e bens intermédios que obtiveram 7% e 5,2%, respetivamente, resultantes de variações homólogas de 39,4% e 14,1%, quando em agosto os valores registados eram de 29,7% e 13,1% pela mesma ordem.

O Instituto Nacional de Estatística (INE) indicou, esta terça-feira, que os preços na produção industrial aumentaram 13,3% em setembro de 2021 quando comparado com o período homólogo do ano anterior.

Os contributos mais intensos partem dos agrupamentos de energia e bens intermédios que obtiveram 7% e 5,2%, respetivamente, resultantes de variações homólogas de 39,4% e 14,1%, quando em agosto os valores registados eram de 29,7% e 13,1% pela mesma ordem. Com exceção para o agrupamento de energia, a variação dos preços na produção industrial foi 7,7% (7% em agosto).

Por sua vez, o índice da secção das indústrias transformadoras teve uma variação homóloga de 10% (9,2% no mês precedente), contribuindo com 9% para a variação do índice total.

Relativamente à variação homologa trimestral, o INE indica que o “índice agregado registou uma variação homóloga de 11,5% no terceiro trimestre de 2021 (no trimestre anterior, esta variação tinha sido 7,2%). Os agrupamentos de Energia e Bens Intermédios apresentaram contributos de, respetivamente, 5,6% e 4,9%, resultantes de variações de 31,7% e de 13,2% (21,8% e 7,8% no segundo trimestre, pela mesma ordem)”.

Quanto à variação mensal, os preços na produção industrial apresentaram uma variação mensal de 2,1%, quando em setembro do ano passado era nula. O agrupamento de energia apresentou o contributo de maior intensidade para a variação do índice agregado, 1,7%. Excluindo este agrupamento, os preços de produção subiram 0,5% em setembro (0,4% no mês anterior). A secção das indústrias transformadoras contribuiu com 0,5%, em resultado da taxa de variação mensal de 0,6% (-0,2% no período homólogo).

Recomendadas

Turismo do Porto e Norte critica “menosprezo” da TAP pela região e pede mais recursos

“A companhia de bandeira do País, paga por todos os portugueses, não trata todas as regiões por igual e o progressivo esvaziamento da sua operacionalidade no Aeroporto Francisco Sá Carneiro é para nós totalmente incompreensível”, refere Luís Pedro Martins, presidente do Turismo do Porto e Norte, num comunicado hoje divulgado.

Alguns hotéis da Serra da Estrela com lotação esgotada para a passagem de ano

Um dos primeiros hotéis a esgotar foi o H2otel, em Unhais da Serra, Covilhã, que tem 90 quartos e cujo programa especial de fim de ano abrange três noites, com um preço médio de 980 euros.

Covid-19: Irlanda encerra discotecas e anuncia novas restrições para fazer face à variante Ómicrom

O Governo irlandês anunciou esta sexta-feira novas restrições para conter a disseminação da nova variante Ómicron da covid-19, que incluem o encerramento de discotecas ou o distanciamento social em alguns locais.
Comentários