Preços na produção industrial aumentaram 4,0% em junho

Os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) revelados esta quarta-feira mostram que os preços na produção industrial registaram uma subida de 0,8 pontos percentuais face a maio.

Thilo Schmuelgen/Reuters

O Índice de Preços na Produção Industrial (IPPI) aumentou 4,0% no mês de junho, em comparação com igual período do ano passado. Os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) revelados esta quarta-feira mostram que os preços na produção industrial registaram uma subida de 0,8 pontos percentuais face a maio, quando a variação homóloga foi de 3,2%.

O maior contributo para a variação mensal do índice total foi observado no agrupamento de Energia, em resultado de uma taxa de variação de 1,9% (menos 0,4% em junho do ano anterior). Excluindo o agrupamento de Energia, o índice aumentou 1,8% em junho, mais 0,3 pontos percentuais do que no mês anterior. A variação mensal do índice agregado foi 0,6% (-0,2% no período homólogo).

A variação mensal da secção das Indústrias Transformadoras foi de 0,5% em junho (menos 0,3% em igual período do ano passado), originando um contributo de 0,4 pontos percentuais para a variação do índice total.

Ler mais
Recomendadas

Novo crédito pessoal em alta e automóvel em queda em agosto

Novos créditos pessoais aumentaram 9,8%, com os novos empréstimos automóvel a recuarem 8,4%.

Governo cria grupo de trabalho para preparar Web Summit até 2028

O ‘Grupo de Trabalho Web Summit Portugal 2019-2028’ vai entrar em vigor já este ano, com o objetivo de “assegurar a organização e a coordenação da Web Summit, em cada ano do período de 2019 a 2028”.

Governo envia hoje para o Parlamento e Bruxelas esboço do Orçamento do Estado para 2020

Documento segue primeiro para a Assembleia da República e depois para a Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia, que reencaminha para Bruxelas.
Comentários