[weglot_switcher]

Preços no consumidor em constante aumento na Madeira

Os transportes, restaurantes e hotéis tiveram subidas na ordem dos 5,5% e 4,5% na Madeira.
13 Março 2019, 07h45

O índice de preços no consumidor (IPC) já apresenta aumentos pelo quinto ano consecutivo, de acordo com os dados da Direcção Regional de Estatística (DREM).

Em fevereiro verificou-se uma quebra de 0,1% no IPC, em comparação com o mês anterior. Contudo existiram aumentos na rodem dos 5,5% e de 4,5% nos transportes e nos restaurantes e hotéis.

Por outro lado as áreas do vestuário e calçado e ainda nos acessórios para o lar, equipamentos doméstico e manutenção corrente de habitação, registou uma quebra de 1,3% e 0,7%.

No global o IPC, em fevereiro, na Madeira, ficou nos 2,1%.

Verificou-se ainda um recuo na área da ‘habitação, água, eletricidade, gás e outros combustíveis’, contudo as rendas da habitação sofreram um agravamento em fevereiro, quando comprada com o mês anterior, uma tendência que se estendeu também à ‘manutenção e reparação de habitações’.

A contrair esta valorização esteve a ‘eletricidade, gás e outros combustíveis’ e o ‘gás’ que tiveram um desagravamento em termos do índice de preços no consumidor.

De salientar que em termos do sector ‘Produtos alimentares e bebidas não alcoólicas, existiu um agravamento nos Produtos hortícolas e em ‘Café, chá e cacau’. por outro lado verifica-se uma descida em áreas como os ‘Produtos alimentares’, e ‘Pão e cereais’.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.