Portugal pediu à Comissão Europeia que seja acionada a reserva de crise para a agricultura devido aos impactos negativos das tempestades recentes no país.
Na sequência do temporal, as estimativas iniciais apontam para prejuízos na ordem dos 500 milhões de euros no setor agrícola.
A este valor, juntam-se 275 milhões de euros de danos no setor florestal.
O mecanismo europeu permite “resposta rápida em caso de crises que afetem a produção ou distribuição agrícola, com uma dotação anual total para a União de de 450 milhões de euros”, anunciou o Ministério da Agricultura esta sexta-feira.
O pedido foi feito pelo ministro da Agricultura e Mar, José Manuel Fernandes, ao comissário europeu da Agricultura e Alimentação, Christophe Hansen.
O ministro alertou na carta para o “facto de que a situação não se encontra ainda estabilizada. As previsões meteorológicas, para os próximos dias, indicam a continuação de condições adversas, com elevado risco de precipitação intensa e ventos fortes. Este cenário pode vir a agravar os danos já registados, dificultando os esforços imediatos de recuperação”.
Acrescentando que os “prejuízos significativos sofridos pelos produtores, bem como a consequente perda de rendimentos dos agricultores afetados em Portugal, colocam em risco a viabilidade económica nas regiões mais afetadas”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com