Prémio Horizonte atribui 2 milhões de euros para melhorar mobilidade dos mais velhos

A Comissão Europeia acaba de apresentar o Prémio Horizonte em Inovação Social para melhorar a mobilidade de cidadãos mais velhos. Este prémio é financiado pelo Horizonte 2020.

A Comissão Europeia acaba de lançar, no âmbito da conferência “Novas Perspetivas para a Inovação Social” que está decorrer em Lisboa até amanhã, dia 28, o Prémio Horizonte em Inovação Social, de 2 milhões de euros.

Segundo anunciou Carlos Moedas, comissário para a Investigação, Ciência e Inovação, trata-se de um prémio financiado pelo Horizonte 2020, o programa de investigação e inovação da União Europeia (UE), que contempla um primeiro prémio de 1 milhão de euros e quatro segundos prémios de 250 mil euros cada, e que visa distinguir soluções de mobilidade inovadoras que permitam aos cidadãos mais velhos continuar a participar em atividades sociais e a manter a sua autonomia. sempre de forma saudável.

Nesta apresentação, o comissário reforçou ainda que, em 2060, quase um terço da população da UE vai ter mais de 65 anos. um valor que é quase o dobro da atual. Assim, em seu entender, “não temos alternativa, senão inovar agora para atender às crescentes necessidades dos cidadãos mais velhos, especialmente à necessidade de melhor mobilidade, bem como desenhar e criar soluções de mobilidade vai permitir novas oportunidades para inovadores e empreendedores sociais”.

A Comissão procura soluções que possam ser replicadas e adaptadas e que possam promover a união de inovadores, organizações da sociedade civil e setores público e privado. Os projetos têm de combinar componentes tecnológicas, sociais e comportamentais e terão de ser implementadas por um período de menos 5 meses durante o período do concurso, sendo que as propostas serão aceites até 28 de fevereiro de 2019 e podem candidatar-se todas as entidades estabelecidas na UE ou em países associados ao Horizonte 2020.

O prémio será entre no segundo trimestre de 2019.

 

Ler mais
Recomendadas

Papa reza pelas vítimas de violência na Nigéria e por entendimento na gestão do rio Nilo

“Que o diálogo, queridos irmãos do Egito, Etiópia e Sudão, seja a sua única escolha, para o bem de suas populações queridas e do mundo inteiro”, concluiu o Papa Francisco.

André Ventura promete “maior marcha alguma vez vista” contra antirracismo em Évora

“Será o nosso grito contra o racismo e marca o arranque do II congresso do partido. Começará às 19:00 nas portas de Évora e marcharemos até à praça do Giraldo, onde terminará a concentração”, garantiu André Ventura, referindo-se à data de 18 de setembro.

Escolas preparam-se para o regresso às aulas com intervalos mais curtos, alunos a ajudar a limpar e ‘take away’ nas cantinas

Falta um mês para o início do próximo ano letivo, que começa entre 14 e 17 de setembro. Neste momento, muitas escolas já concluíram os planos de funcionamento, enquanto outras ainda estão a ultimá-los, segundo a Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas.
Comentários