[weglot_switcher]

Quais os pacotes de telecomunicações mais competitivos?

Tendo por base as preferências dos últimos 100.000 utilizadores do seu simulador gratuito de pacotes de telecomunicações, o ComparaJá.pt distinguiu as ofertas mais competitivas do mercado em seis categorias.
14 Maio 2020, 08h20

Na edição de 2020 dos “Prémios de Telecomunicações”, uma iniciativa promovida pela plataforma ComparaJá.pt, a NOWO arrecadou a distinção de “Pacote 2P mais competitivo”, a NOS foi a operadora distinguida na categoria de “Pacote 3P mais competitivo” e a MEO venceu a categoria de “Pacote 4P mais competitivo”.

Já nas categorias dos canais e serviços especializados, a NOS destacou-se enquanto “Melhor pacote para Crianças” e a oferta da Vodafone, por sua vez, recebeu as distinções de “Melhor pacote para fãs de Desporto” e “Melhor pacote para fãs de Filmes e Séries”.

 

Portugueses valorizam mais a internet do que a televisão

Para identificar a oferta mais competitiva nas seis categorias, o ComparaJá.pt, que é o maior comparador independente de produtos bancários e pacotes de telecomunicações de Portugal, baseou-se nas preferências dos últimos 100.000 utilizadores do seu simulador, tendo posteriormente confrontado as características dos diferentes pacotes de telecomunicações das quatro operadoras face aos seus custos mensais.

Conforme as preferências dos consumidores, na hora de escolher um pacote de telecomunicações as características das ofertas ao nível da componente de Televisão são consideradas “Muito Importantes” para 12% e “Importantes” para 34% dos portugueses. Já para 24% a componente de TV é “Pouco Importante” e para 31% “Irrelevante”.

Já a Internet, por seu turno, é “Muito Importante” para 32% dos utilizadores e “Importante” para 32%. Já para 13% dos consumidores, esta componente dos pacotes é “Pouco Importante” e “Irrelevante” para 23%.

Por sua vez, o Telefone Fixo é apenas “Muito Importante” para 9% dos utilizadores e “Importante” para 25%. Tal significa que 66% dos consumidores considera as características desta componente dos pacotes de telecomunicações irrelevantes.

Conclui-se, desta forma, que a Internet é a componente mais valorizada num pacote, seguindo-se as características da componente de Televisão. O Telefone Fixo, por sua vez, seria dispensado por 2/3 dos consumidores no momento de contratar um serviço de telecomunicações.

 

Os pacotes mais competitivos para 2020

 

Pacote 2P mais competitivo: A oferta 2P – TV 140 Canais e Internet 120Mbps da NOWO, que apresenta um custo mensal de 27,50 euros, venceu a categoria de Pacote Dual-Play mais competitivo, ao apresentar a melhor relação do mercado entre velocidade de Internet e o número de canais de televisão disponibilizados.

 

Pacote 3P mais competitivo: O pacote NOS 3 – 180 Canais + Net 500 Mbps da NOS, com uma mensalidade de 36,99 euros, venceu a categoria ao oferecer a melhor relação do mercado entre velocidade de internet, número de canais de televisão disponibilizados e minutos em chamadas no telefone fixo face ao seu custo mensal.

 

Pacote 4P mais competitivo: A oferta M4 TV Net Voz Móvel – 200 Canais + Net 500 Mbps + Móvel 3 GB da MEO destacou-se por apresentar uma relação superior às restantes ofertas do mercado entre velocidade de internet, número de canais de televisão, minutos em chamadas no telefone fixo, minutos em chamadas, SMS e dados móveis no telemóvel face à mensalidade (59,99 euros).

 

Melhor pacote para Crianças: Face às soluções existentes no mercado, o pacote NOS 4 – 180 Canais + Net 500 Mbps + Móvel 3 GB da NOS revelou ser a opção mais competitiva para os mais pequenos por oferecer 11 canais infantis que não possuem um custo adicional – Baby TV, Canal Panda, Biggs, Cartoon Network, Disney Channel, Disney Junior, Nickelodeon, SIC K, Super RTL, Tiji e Nick Jr.  – e por disponibilizar ainda o acesso, mediante um custo acrescido, a uma solução premium desta categoria: o pack de conteúdos Disney on Demand.

Este pacote, que tem um custo 58,99 euros mensal (canais e serviços premium não incluídos), inclui ainda um conjunto alargado de serviços adicionais dedicados ao universo infantil, nomeadamente apps de aprendizagem e entretenimento e uma app de conteúdos on demand.

 

Melhor pacote para fãs de Desporto: O pacote Fibra 4 Gold TV Net Voz Móvel – 170 Canais + Net 500 Mbps + Móvel 1 GB da Vodafone revelou ser a opção mais competitiva para quem quer acompanhar o melhor do desporto nacional e internacional por disponibilizar 12 canais de desporto que não possuem um custo adicional – A Bola TV, Eurosport 1, Eurosport 2, Fight Network, Nautical Channel, FightBox, Fast&Fun Box, Fuel TV, Sport TV +, Sporting TV, Insight TV, Canal 11 – e por disponibilizar ainda o acesso às soluções premium desta categoria – Benfica TV, PFC, Sport TV, Eleven Sports e GymBoco. A mensalidade deste pacote é de 56,90 euros (sem canais premium).

 

Melhor pacote para fãs de Filmes e Séries:  A oferta Fibra 4 Gold TV Net Voz Móvel – 170 Canais + Net 500 Mbps + Móvel 1 GB da Vodafone apresentou-se igualmente como a opção mais competitiva para os fãs de filmes e séries por disponibilizar 13 canais de filmes e séries que não possuem um custo adicional – AMC, AXN, AXN White, AXN Movies, BBC Entertainment, Canal Hollywood, Cinemundo, FOX, FOX Comedy, FOX Crime, FOX Movies, FOX Life e SyFy – e por permitir o acesso a um conjunto alargado de canais premium (com custo mensal acrescido) –  SET Asia, SET Max, Star Gold, Star Plus, TV CINE Top, TV CINE Edition, TV CINE Emotion, TV CINE Action, Indie World, Super 8, M CINE, Doc Station e Play Motion.

É de salientar ainda o acesso (também mediante um custo mensal acrescido) que este pacote confere ao Fox + e aos serviços de streaming HBO, Netflix e Amazon Prime Video.

Para efeitos de atribuição destas distinções, o ComparaJá.pt considerou apenas as ofertas com tecnologia de fibra ótica e referentes ao período máximo de fidelização oferecido pelas operadoras (24 meses na MEO, NOS, Vodafone e NOWO), de acordo com as informações disponibilizadas nos seus websites até ao dia 5 de maio de 2020. Os upgrades nas ofertas devido a promoções sazonais não foram considerados. A metodologia subjacente à atribuição dos prémios pode ser consultada aqui.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.