[weglot_switcher]

Prémios Mesa Marcada anunciam vencedores da 15ª edição

Restaurante Prado e chef João Rodrigues conquistam o pódio na 15ª edição dos Prémios Mesa Marcada, num serão marcado pelo número recorde de convidados no Centro de Congressos do Estoril.
23 Janeiro 2024, 13h42

Já são conhecidos os restaurantes e chefs que sobem ao pódio da Gastronomia. O serão de dia 22 de janeiro foi um festim, em linha com o espírito destes Prémios, cuja cerimónia teve lugar, pela primeira vez, no Centro de Congressos do Estoril.

Aos 15 anos de vida, e com uma plateia de 450 convidados, um número recorde, os Prémios Mesa Marcada distinguiram um vencedor inédito nos restaurantes, com o Prado (Lisboa), liderado por António Galapito, que em 2020 e 2021 estivera próximo deste feito quando atingiu o 2º lugar, e saudaram o regresso de João Rodrigues ao primeiro lugar, nos chefes preferidos.

Em 2023, João Rodrigues, por seis vezes reincidente nesta categoria quando chefiava o Feitoria, abriu o Canalha, em Lisboa, e criou o projeto itinerante Residência em que visitou 12 regiões do país, em 12 meses. A proeza do restaurante Canalha não se ficou pelo seu chef, também arrebatou o Prémio Especial Queijo São Jorge DOP Mesa Diária 2023, galardão atribuído ao melhor restaurante de preço acessível.

Já os vencedores do ano passado nas duas categorias de “Os 10 Preferidos”, o Ocean (Porches, Algarve) e Vasco Coelho Santos, do Euskalduna (Porto), conquistaram,
respetivamente, o segundo lugar nos restaurantes e nos chefs.

Assinale-se ainda nos “10 Preferidos do Mesa Marcada” a entrada no Top 10, para o 9º lugar, do restaurante Cozinha das Flores, de Nuno Mendes, que abriu o ano passado no centro do Porto e lhe valeu o Prémio Especial Sogrape Restaurante Novo do Ano.

Na 15ª edição, o restaurante Vista, do Bela Vista Hotel (Portimão), de João Oliveira, que venceu o Prémio Especial Estrella Damm Destaque do Ano, graças à subida de 12 lugares, posicionou-se no 8º lugar no ranking dos restaurantes, e ainda viu o seu responsável pela pastelaria, Fábio Quiraz, ganhar o Prémio Especial Roastelier by Nescafé Chefe de Pastelaria 2023. A escolha coube a um júri especializado de 47
pessoas, mais 15 do que na edição de 2022, composto, maioritariamente, por profissionais de pastelaria e também por um grupo de figuras do mundo da gastronomia, entre clientes, jornalistas e chefs de cozinha.

Dos prémios especiais, votados pelo painel de júri alargado que atingiu, nesta 15ª edição, o número recorde de 280 votantes, além do já mencionado Prémio Especial Queijo São Jorge DOP Mesa Diária para o Canalha – que sucede ao Velho Eurico, de Zé Paulo Rocha, também em Lisboa, vencedor nas três edições anteriores -, são de realçar dois “repetentes”: a Comida Independente de Rita Santos, em Lisboa, que venceu, pela terceira vez consecutiva, o Prémio Especial Bom Sucesso Loja Gastronómica do Ano, a par do festival Chefs on Fire, da Lohad, de Gonçalo Castel-Branco, que arrebatou o Prémio Especial Nutrifresco Evento Gastronómico do Ano, tal como já acontecera em 2022.

Para conhecer todos os premiados nas diversas categorias, visite o site dos Prémios Mesa Marcada.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.