Vai ser uma semana de frio, com descida da temperatura mínima em todo o território continental, “acentuado arrefecimento noturno” e formação de geada. É esta a previsão meteorológica do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para esta semana, depois de dias mais amenos e chuva. Na origem da descida das temperaturas está uma massa de ar frio do Ártico que está atravessar a Europa.
O frio já se começou a fazer sentir esta segunda-feira, apontando o instituto nacional para um quadro de céu pouco nublado ou limpo, acentuado arrefecimento noturno, formação de geada, em especial nas regiões do interior, assim como uma descida de temperatura, em especial da mínima. No distrito de Bragança, os termómetros vão registar esta segunda-feira -2 º Celsius, mas na terça-feira podem baixar ainda mais (-4ºC, segundo o IPMA).
As temperaturas negativas vão também ser uma realidade em distritos como Guarda, Viseu e Vila Real, e, inclusive, chegarão, Leiria, Santarém e Évora na quarta-feira (-4ºC, -1ºC e -1ºC, respetivamente).
Durante o dia de amanhã, terça-feira, as máximas em todo o território continental não irão além dos 16ºC em Setúbal, os 15ºC em Faro, os 14ºC em Lisboa, os 13ºC no Porto e os 8ºC na Guarda. Um cenário que irá marcar toda a semana.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com