[weglot_switcher]

Presidenciais Brasil. Sondagem dá vantagem de 15 pontos a Lula da Silva (com áudio)

Lula manteve-se inalterado e Bolsonaro avançou três pontos em relação à última sondagem, feita na última semana de julho. Em novembro, as sondagens davam a Lula intenções de voto de 40%, enquanto o atual inquilino do Palácio do Planalto, em Brasília, tinha apenas 25%
19 Agosto 2022, 10h57

A sondagem mais recente relativa às eleições presidenciais brasileiras, divulgada esta quinta-feira para a “Globo” e “Folha de S.Paulo”, aponta para vantagem do ex-presidente Lula (Partido dos Trabalhadores) na primeira volta ao concentrar 47% das intenções de voto contra 32% do atual presidente, Jair Bolsonaro (Partido Liberal).

O levantamento em causa da Datafolha foi realizado entre 16 e 18 de agosto com 5.744 pessoas em 281 municípios, sendo a margem de erro de 2 pontos percentuais.

Lula manteve-se inalterado e Bolsonaro avançou três pontos em relação à última sondagem, feita na última semana de julho, que ainda tinha os nomes de André Janones (Avante) e Luciano Bivar (União Brasil).

Este estudo revela que o representante do PT é mais popular entre os mais pobres (eleitores com renda de até 2 salários mínimos, 55%), os que se declaram negros (60%), pertencentes à comunidade LGBT (69%) e os que vivem na região Nordeste (57%)), e o dos liberais  entre os mais ricos (renda superior a 10 salários mínimos, 43%), autodeclarados caucasianos (38%), os evangélicos (49%) e os que vivem na região Norte (43%).

Mas ficou claro que está será uma corrida a dois e tudo continua a indicar para a realização de uma segunda volta a 30 de outubro.

No início do processo, em novembro, as sondagens davam a Lula intenções de voto de 40%, enquanto o atual inquilino do Palácio do Planalto, em Brasília, tinha apenas 25%.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.