[weglot_switcher]

Presidente da ADENE eleito para a administração do European Council for an Energy Efficient Economy

A eleição ocorreu durante a Assembleia Geral da eceee, realizada em 23 de abril de 2025, conferindo a Nelson Lage um mandato de três anos como membro do Conselho Diretivo da organização.
23 Abril 2025, 18h45

Nelson Lage, Presidente da ADENE, foi eleito para integrar o Conselho de Administração da eceee – European Council for an Energy Efficient Economy, a mais antiga e prestigiada organização europeia dedicada exclusivamente à promoção da eficiência energética.

Em comunicado, assinala-se que esta nomeação reconhece o contributo da ADENE e de Portugal para o reforço das políticas públicas de eficiência energética e o compromisso com uma transição energética justa, sustentável e centrada no cidadão.

A eleição ocorreu durante a Assembleia Geral da eceee, realizada em 23 de abril de 2025, conferindo a Nelson Lage um mandato de três anos como membro do Conselho Diretivo da organização.

O presidente da agência para a energia destacou a relevância desta responsabilidade num momento decisivo para a transição energética na Europa, afirmando que a ADENE assume esta missão com um grande sentido de responsabilidade. Ressaltou ainda que a eficiência energética é a base de uma transição justa e sustentável, e que a eceee tem sido uma voz respeitada na promoção do conhecimento técnico e da ação política.

A integração no Conselho de Administração da eceee consolida o reconhecimento da experiência portuguesa em soluções inovadoras e reforça a presença estratégica da ADENE no debate europeu sobre a transição energética, destacaa o mesmo documento.

A eceee, uma associação sem fins lucrativos com sede na Suécia, reúne especialistas e entidades públicas e privadas de toda a Europa desde 1993, atuando na produção de conhecimento independente, análise de políticas e promoção de redes de cooperação em torno da eficiência energética. A sua conferência bienal, o Summer Study, é considerada uma das principais plataformas internacionais de partilha de soluções e experiências nesta área.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.