[weglot_switcher]

Presidente da AICEP participa em evento na Alemanha para promover Portugal como polo de inovação

Ricardo Arroja será um dos oradores no evento “Zukunftstag Mittelstand”. Este fórum, visto como ponto de referência para as pequenas e médias empresas alemãs, reúne em Berlim decisores empresariais e políticos para discutir o futuro do tecido empresarial europeu.
9 Abril 2025, 16h39

O Presidente da AICEP, Ricardo Arroja, será um dos oradores no evento “Zukunftstag Mittelstand”, a convite da BVMW – Associação Alemã das Mittelstand, que comemora este ano o seu 50.º aniversário.

Este fórum, que é um ponto de referência para as pequenas e médias empresas alemãs, reúne em Berlim decisores empresariais e políticos para discutir o futuro do tecido empresarial europeu.

Durante o painel dedicado à Europa, Ricardo Arroja destacará Portugal como um polo global de inovação, investimento e excelência tecnológica, enfatizando o forte compromisso do país com a competitividade e a sustentabilidade. Um dos objetivos principais será apresentar o potencial de Portugal para atrair investimentos das Mittelstand (PME) alemãs, especialmente em setores estratégicos e inovadores, sem descurar as áreas mais tradicionais em que Portugal já se afirma como um parceiro de confiança.

A visita do Presidente da AICEP à Alemanha incluirá também reuniões de trabalho, incluindo um encontro com a GTAI – German Trade & Invest, que é a congénere alemã da AICEP. O objetivo é reforçar a cooperação bilateral e identificar novas oportunidades de negócio para as empresas portuguesas e alemãs.

A Alemanha é um dos principais parceiros económicos de Portugal, com as exportações de bens e serviços para este mercado a crescerem, em média, 15,2% ao ano entre 2020 e 2024. Em 2024, as vendas aumentaram 8,5%, com um crescimento significativo de 17,8% nas exportações de bens, totalizando mais de 1,5 mil milhões de euros em comparação com o ano anterior. Este desempenho consolidou a Alemanha como o segundo maior cliente de Portugal, logo após Espanha.

Em 2023, um total de 3.813 empresas portuguesas exportaram para o mercado alemão, um número que tem vindo a crescer continuamente. A missão do Presidente da AICEP à Alemanha reforça o posicionamento de Portugal como um destino inovador e atrativo para o investimento alemão.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.