[weglot_switcher]

Presidente da Câmara da Ponta do Sol pede valorização da produção de banana

A autarca considerou que a “fraca valorização” dos produtores de banana coloca em risco a produção de um dos melhores produtos da Região e pediu que o executivo madeirense “olhe com mais atenção” para os problemas do sector.
10 Julho 2023, 10h05

A presidente da Câmara Municipal da Ponta do Sol, Célia Pessegueiro, pediu a valorização da produção de banana, através de medidas que permitam criar mais rendimentos e benefícios para os bananicultores.

Durante uma intervenção na XXII Mostra Regional da Banana, a autarca salientou que já constatou de perto as dificuldades sentidas pelo sector, bem como os elevados investimentos feitos pelos bananicultores e os “acentuados custos de produção”, reforçando que isso tem de ter uma maior atenção.

A autarca sublinhou que o preço pago aos produtores praticamente “não aumenta” desde 2008, algo que Célia Pessegueiro considera ser “incompreensível” face ao crescimento da inflação e dos custos de produção, e pela banana ser hoje vendida a um valor mais elevado.

A presidente da autarquia afirmou que os produtores estão a ter, ano após ano, produções menos rentáveis, levando a que muitos escolham soluções mais rentáveis como por exemplo a venda dos seus terrenos para investimentos habitacionais.

“A fraca valorização dos bananicultores coloca em risco a produção de um dos nossos melhores produtos. É imperativo que o Governo Regional olhe com mais atenção para os problemas do sector e que, de uma vez por todas, reconheça e valorize o esforço dos nossos bananicultores”, disse a presidente da Câmara da Ponta do Sol.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.