Procuradores suíços instauraram um processo em tribunal contra o presidente da FIFA, Gianni Infantino, avança a “BBC”, esta quinta-feira.
Em causa está uma suposta reunião secreta de Gianni Infantino com o procurador-geral suíço, Michael Lauber. Ambos negam as acusações, mas na semana passada, Michael Lauber ofereceu-se para renunciar ao cargo, depois de um tribunal suíço ter afirmado que Lauber tinha encoberto a reunião e mentido aos supervisores sobre a corrupção em torno da FIFA durante uma investigação ao seu escritório.
Michael Lauber renunciou ao cargo de procurador-geral esta terça-feira e o seu último dia de trabalho está marcado para 31 de agosto.
O processo em tribunal surge depois do procurador Stefan Keller ter sido nomeado, no mês de junho de 2020, para investigar as queixas criminais contra o presidente da FIFA e Michael Lauber. Segundo um comunicado do gabinete do procurador-geral suíço, Stefan Keller encontrou indícios de conduta criminal.
“Isto refere-se ao abuso de cargo público, quebra de sigilo oficial, assistência a infratores e incitação a estes atos”, sublinhou o gabinete do procurador-geral, em comunicado, esta quinta-feira. A missiva apontou que “Lauber fará declarações às comissões parlamentares, se necessário”
A FIFA está sediada na cidade suíça de Zurique e até agora não reagiu às acusações, apesar da BBC Sports já ter tentado confirmar as alegações.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com