[weglot_switcher]

Presidente da Nike abandona o cargo na sequência de escândalo de doping

O Oregon Project, liderado pelo treinador Alberto Salazar, foi criado em 2001. Este projeto ajudou vários atletas a vencer várias competições de atletismo, entre os quais se destaca o quatro-vezes campeão olímpico Mo Farah.
23 Outubro 2019, 17h13

Mike Parker, presidente executivo da Nike, vai abandonar o cargo. A decisão surge na sequência do escândalo de doping que envolveu um dos treinadores do programa de atletismo da marca norte-americana ‘Oregon Project’.

Era programa foi gerido pelo treinador Alberto Salazar, que foi banido quatro anos de qualquer atividade ligada ao desporto, depois de se ter provado que o treinador incentivava o uso de doping e tratava pessoalmente dos casos para melhor a performance dos atletas através de substâncias ilegais, segundo a BBC.

A investigação durou quatro anos, sendo que depois de fundamentada a acusação, o processo esteve dois anos a ser resolvido em tribunal, com audiências à porta fechada.

A Nike ao longo de toda a investigação foi assumindo publicamente a defesa do treinador de 61 anos, emitindo vários comunicados internos destinados aos atletas presentes no ‘Oregon Project’ onde reiterava a inocência de Salazar, apelidando todo o processo de uma “distração”.

O Oregon Project foi criado em 2001, e desde a sua fundação ajudou atletas a vencer várias competições de atletismo, entre os quais se destaca o quatro-vezes campeão olímpico Mo Farah.

Devido ao escândalo, o projeto termina após 18 anos, arrastando consigo o presidente da Nike, que não vai deixar a empresa. John Donahoe é o homem escolhido para assumir a liderança da companhia a partir de janeiro.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.