[weglot_switcher]

Presidente da República desloca-se a Espanha a 1 de outubro

Marcelo Rebelo de Sousa vai participar no Fórum La Toja na Galiza. O evento vai contar com o Alto Representante da União Europeia para a Política Externa, Josep Borrell, mas também com os dois ex-primeiros-ministros Felipe González e Mariano Rajoy.
  • Miguel Figueiredo Lopes/Presidência da República handout via Lusa
29 Setembro 2020, 11h48

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai visitar Espanha pela terceira vez desde a chegada da pandemia e desta vez marcará presença na abertura do Fórum La Toja.

Assim, a 18 de setembro, a Assembleia da República, deu “assentimento à deslocação de Sua Excelência o Presidente da República a Espanha, no dia 1 de outubro de 2020, para estar presente na abertura do Fórum La Toja”.

Na sua segunda edição, o Fórum La Toja – Vínculo internacional, o evento que decorrerá na Galiza, é classificado como “uma nomeação de referência no debate intelectual e académico”, no site da iniciativa.

Na página do evento consta ainda que, “o Fórum La Toja” propõe-se assim como um espaço de diálogo entre as duas margens do Atlântico, um convite a olhar em conjunto para os desafios que partilhamos, os problemas que devemos enfrentar e a possibilidade de o fazermos juntos”.

Este ano, os temas em debate estão relacionados com a pandemia. A reconstrução da economia espanhola, bem como a resposta da Europa à Covid-19 e digitalização antes e depois do vírus vão ser alguns do tópicos a abordar no evento que vai contar com Marcelo Rebelo de Sousa como convidado, mas também com o Alto Representante da União Europeia para a Política Externa, Josep Borrell, que vai discursar a 3 de outubro.

Segundo o jornal espanhol “Faro de Vigo”, uma das maiores atrações do Fórum La Toja será o encontro entre dois ex-presidentes do Governo da Espanha, Felipe González e Mariano Rajoy, numa conversa moderada por Míriam González Durántez, advogada especializada em Direito da União Europeia.

Esta é a terceira vez que o Presidente da República visita Espanha nos últimos meses. A 13 de junho, deu-se o encontro entre Marcelo Rebelo de Sousa, o rei espanhol Felipe VI, o primeiro-ministro, António Costa e o homólogo espanhol Pedro Sánchez, cuja celebração decorreu entre, avançou o “Expresso”.

Em julho seguiu-se a segunda deslocação do chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, em Madrid, para um “almoço de trabalho” com o rei de Espanha, Felipe VI, no dia 21.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.