Poucas semanas depois de ter substituido José Eduardo dos Santos na presidência de Angola, João Lourenço tomou a decisão de exonerar Isabel dos Santos da presidência do Conselho de Administração da petrolífera Sonangol, avança a RTP.
Filha do ex-Presidente José Eduardo dos Santos, Isabel havia sido nomeada para este cargo pelo pai em junho de 2016, sendo agora substituída por Jefferson Coreia Airosa.
Em comunicação enviada à imprensa, a presidência angolana revela que “o Presidente da República, João Lourenço, usando da faculdade que lhe confere a Constituição” exonerou a 2 de novembro a presidente do Conselho de Administração da Sonangol. Juntamente com Isabel dos Santos foram exonerados os administradores João Diniz dos Santos, Kayaya Kahala, Rosa de Jesus Faria de Assis Sousa Araújo e o administrador executivo, Romero Artur Ribeiro.
No mesmo decreto, João Lourenço procedeu à nomeação de Jefferson Coreia Airosa para o cargo de presidente do Conselho de Administração, com Beethoven Qanga, Helio Dias de Brito, Ruca Moreira e Delcio de Carvalho a ocuparem os cargos de administradores.
Esta exoneração surge um dia depois de João Lourenço trocar toda a administração da Ferrangol e da Empresa de Diamantes de Angola – ENDIAMA, E. P., bem como o vice-governador e vários administradores do Banco Nacional de Angola.
[Em atualização]
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com