[weglot_switcher]

Presidente: “Há uma descida na percentagem de crescimento” de novos casos

“A curva [epidémica] afastou-se da curva que era expectável, e da curva seguida por outros países”, disse hoje Marcelo Rebelo de Sousa.
  • Miguel Figueiredo Lopes/Presidência da República handout via Lusa
26 Março 2020, 14h28

Marcelo Rebelo de Sousa apontou que existem sinais de abrandamento no crescimento de novos casos confirmados pelo novo coronavírus (Covid-19) em Portugal, o que pode resultar das medidas de contenção tomadas, como o encerramento das escolas.

“Estivemos a analisar os números de hoje, e a comparação com os últimos dias, e pode ser que já haja aqui sinais dos efeitos da primeira decisão do encerramento das escolas, e depois, porventura, em menor escala de medidas restritivas que apelaram à contenção dos portugueses”, disse hoje o Presidente da República ao comentar a conversa que teve hoje com o bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães.

“Mas é facto, há uma descida na percentagem de crescimento, e que a curva se afastou da curva que era expectável, e da curva seguida por outros países”, destacou Marcelo Rebelo de Sousa em declarações aos jornalistas no Palácio de Belém, transmitidas pela RTP 3 .

“Mas e preciso esperar, porque dia a dia se vão recolhendo os elementos para verificar se este distanciamento é contante ou não, veremos nos próximos dias”,

O Presidente apontou que o ritmo de crescimento diário de novos casos já não anda à volta dos 30% a 40%, mas que tem sido “muito mais à volta dos 15%”.

Entre ontem e hoje, o número de novos casos aumentou 18,3%; no dia 25, registou um aumento de 26,7%; no dia 24, de 14,6%; no dia 23 de 28,7%; no dia 22 de 25%; no dia 21 de 25,49%; no dia 20 de 29,93%.

Portugal conta atualmente com 3.544 casos positivos com o novo coronavírus, mais 549 face a quarta-feira. No total, existem 60 vítimas mortais, mais 17 face a ontem, segundo os dados divulgados hoje pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

https://jornaleconomico.pt/noticias/infografia-covid-19-ponto-de-situacao-em-portugal-a-26-de-marco-566298#lg=1&slide=0

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.