A Associated British Foods reduziu a previsão anual de vendas para o negócio de roupas económicas Primark na quinta-feira após resultados decepcionantes no trimestre de Natal no principal mercado no Reino Unido e na Irlanda, segundo a “Reuters”.
O grupo disse que agora tem como objetivo um crescimento de vendas de “um dígito reduzido” em 2025 para a Primark, tendo previsto anteriormente um crescimento de “um dígito médio”. A empresa manteve a previsão de margem operacional ajustada em linha com os 11,7% alcançados pela Primark em 2023/24.
O grupo disse que as vendas totais da Primark cresceram 2% nas 16 semanas até 4 de janeiro, o primeiro trimestre fiscal, ajudadas pela inauguração de novas lojas.
No entanto, numa base comparável, os resultados do grupo caiu 1,9%, refletindo uma queda de 6,0% no Reino Unido e na Irlanda – um mercado que responde por cerca de 45% das suas vendas.
O grupo disse que o crescimento nas vendas comparáveis no Reino Unido e na Irlanda durante as principais semanas de negociações de Natal foi mais do que compensado pelas negociações mais fracas no outono.
“A atividade comercial entre elementos da nossa base de compradores foi fraca devido ao sentimento cauteloso do consumidor e à falta de um catalisador de compras sazonal devido ao clima ameno do outono”, afirmou o grupo.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com