A cadeia de moda low cost irlandesa Primark, terminou o ano fiscal com um crescimento de 6% da sua receita, atingindo os 9,448 milhões de libras (11,26 milhões de euros). Já o lucro operacional aumentou 53% para 1,1 milhão de libras (1,31 milhões de euros).
A Associated British Foods, empresa multinacional que agrega a Primark, viu as suas receitas subirem 4%, para 20,07 milhões de libras (23,92 milhões de euros) e o lucro operacional cresceu 38% para 1,99 milhões de libras (2,38 milhões de euros).
No final do ano, a retalhista irlandesa contava com um total de 451 lojas em 17 mercados diferentes, tendo, durante o ano, aberto um total de 22 novas lojas. “O crescimento deste ano reflete o investimento nos últimos anos para melhorar a nossa experiência nas lojas e aumentar a utilização da interação digital com os clientes”, revelou a multinacional.
As vendas da empresa foram impulsionadas pelos mercados da União Europeia e pelos Estados Unidos. Portugal e Espanha foram responsáveis por 17% da melhoria das vendas da empresa.
Em comunicado, a Primark refere que o crescimento em Espanha “refletiu o contributo das vendas provenientes da expansão do espaço e da boa execução”, enquanto em Portugal “as vendas do primeiro semestre foram impactadas pelos desafios do mercado, seguidas por uma melhoria encorajadora no segundo semestre”.
Olhando para o ano, a empresa tem como objetivo um crescimento de vendas de um dígito médio, à medida que continua a executar o seu programa de lançamento de lojas em mercados em crescimento na Europa e nos Estados Unidos.
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