O Ministério das Infraestruturas e Habitação foi informado que a Infraestruturas de Portugal recebeu duas propostas para a construção do primeiro troço da Linha de Alta Velocidade (TGV), que vai ligar o Porto a Oiã.
“Caberá agora ao júri do concurso proceder à análise das propostas apresentadas pelos concorrentes, de acordo com o programa do procedimento”, lê-se no comunicado da tutela.
Segundo a mesma comunicação, o júri já esteve reunido esta manhã para realizar a abertura das propostas relativas ao concurso. Esta representa a primeira fase, de um total de três, da ligação ferroviária entre Porto e Lisboa, a alta velocidade.
“Objetivo é impulsionar de forma competitiva o sector ferroviário, reconhecendo-o como um meio essencial para a mobilidade das populações, bem como o aumento da produtividade e competitividade do tecido empresarial instalado em Portugal”, indica a tutela.
O ministro Miguel Pinto Luz, responsável da tutela, admite que este é o início de um caminho que impacta a vida dos cidadãos portugueses. “Estamos a construir futuro. Muito mais que descarbonizar, trata-se de mudar o modo de pensar relativamente ao transporte, uma decisão de verdadeira coesão territorial e social. Ir de Lisboa ao Porto em 1h15? Porquê usar um avião quando o comboio o assegura? Decisões de hoje, para uma vida inteira”.
A ligação ferroviária de Alta Velocidade surge no cumprimento do EU Green Deal e do Acordo de Paris, em que a Comissão Europeia quer duplicar o tráfego ferroviário de passageiros.
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