[weglot_switcher]

Primeira TEDx na Universidade Católica. Grandes histórias em 18 minutos

O evento de partilha de experiências tem lugar a 21 de Setembro e é organizado por alunos da CATÓLICA-LISBON. Oradores renomados falarão de ideias e experiências exclusivas sob o tema: “TECHUMANITY – The Science of Thinking and the Art of Living”.
28 Agosto 2018, 07h15

As conferências TED foram criadas pelo arquiteto americano Richard Saul Wurman, com o objectivo de divulgar ideias, mas num formato peculiar. Cada convidado tem 18 minutos para falar. Há pouco espaço para o improviso, restando o essencial. Mais tarde, o jornalista Chris Anderson comprou a TED. Dos anos 80 até agora, as conferências tornaram-se um fenómeno global. A divulgação gratuita na internet levou à criação da TEDx, um licenciamento para organizadores de outros países mediante candidatura. Portugal consta da lista de 107 países que já receberam este evento. No total, desde 2009 já houve mais de 15 mil TEDx.

As plataformas digitais também ajudaram a popularizar estes encontros. Mais, os vídeos são hoje  ferramentas de trabalho usadas por universidades de todo o mundo. Por serem úteis na formação académica e porque durante as apresentações surgem, muitas vezes, ensinamentos voltados para um futuro melhor.

Mas voltemos aos 18 minutos de comunicação. Segundo os cientistas, é o tempo médio de concentração do ser humano antes de se dispersar. Os fundadores concordaram em reter a atenção da audiência neste espaço de tempo. Muitos oradores já se sentiram obrigados a mudar a forma tradicional das suas apresentações para resumir a mensagem. Ainda assim já houve quem acabasse antes do tempo. O discurso de Steve Jobs na Universidade de Stanford, por exemplo, foi feito em 15 minutos.

A TEDxCatólicaLisbonSBE será realizada em inglês e pretende ser uma conferência motivadora para alunos e convidados. Em breve serão anunciados os oradores convidados. Muitas histórias para ouvir com pouca conversa fiada.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.