Christos Stylianides, em comunicado oficial sobre os mortíferos incêndios florestais e tempestades em vários Estados-Membros, afirma que a Comissão Europeia pensa “em especial nos nossos cidadãos que sofrem com os incêndios florestais devastadores em Portugal e Espanha e com as tempestades que assolaram a Irlanda e o Reino Unido.
O Comissário responsável pela Ajuda Humanitária e Gestão de Crises da União Europeia apresenta as condolências a todos os que perderam entes queridos e saúda os “corajosos socorristas que trabalham em condições difíceis para salvar a vida de outros”.
Revelando estar em contacto permanente com as autoridades respetivas e que “todos os instrumentos de resposta de emergência da UE estão a postos”, declara que “o primeiro apoio da UE já está a caminho”.
No caso concreto de Portugal, estão a ser enviadas aeronaves de combate a incêndios de Itália através do Mecanismo de Proteção Civil da UE, que irão operar na maioria das áreas afetadas em Portugal e fornecer um “apoio valioso” aos esforços nacionais de emergência.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com