[weglot_switcher]

Primeiro-ministro está em contacto com líderes da UE para garantir apoio internacional

Luís Montenegro tem mantido contactos com líderes da União Europeia e de parceiros europeus para garantir o apoio internacional necessário ao abrigo do Mecanismo Europeu de Proteção Civil, informou o gabinete do primeiro-ministro.
O primeiro-ministro, Luís Montenegro, fala aos jornalistas após a reunião do Conselho de Ministros sobre o Plano de emergência e transformação na saúde, realizada na Residência Oficial, em São Bento, Lisboa, 29 de maio de 2024. FILIPE AMORIM/LUSAfilipe a
16 Setembro 2024, 14h32

O primeiro-ministro Luís Montenegro está a acompanhar e a supervisionar a coordenação do combate aos incêndios e de acordo com comunicado do seu gabinete, tem mantido contactos com líderes da União Europeia para garantir apoio internacional.

“O Primeiro-Ministro tem estado a supervisionar a coordenação do combate aos incêndios que estão a atingir o país nesta conjuntura meteorológica extremamente difícil. Tem também mantido contactos com líderes da União Europeia e de parceiros europeus para garantir o apoio internacional necessário ao abrigo do Mecanismo Europeu de Proteção Civil”, pode ler-se no comunicado.

Nessa comunicação pode ler-se que “o Governo está plenamente empenhado no combate aos incêndios e o foco exigido pela situação levou o Primeiro-Ministro a cancelar os compromissos na agenda de hoje e de amanhã”.

Luís Montenegro reforça ainda “o apelo para que as populações das regiões afetadas sigam com rigor as orientações das Forças de Segurança relativas ao trânsito e mobilidade, para reduzir o risco inerente à situação e não perturbar os esforços de combate aos incêndios.

O gabinete do primeiro-ministro revelou esta terça-feira, ao início da tarde, que Luís Montenegro cancelou a agenda desta terça-feira para acompanhar devidamente a situação dos incêndios em Portugal.

No domingo, o Governo declarou situação de alerta para todo o território do continente até às 23:59 de terça-feira devido ao agravamento do perigo de incêndios rurais.

A fonte do MAI disse ainda à Lusa que o secretário de Estado da Proteção Civil, Paulo Ribeiro, está a acompanhar a situação na Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Segundo o último balanço da ANEPC, ao final da manhã de hoje estavam ativos 36 incêndios, que mobilizavam mais de 2.100 operacionais, apoiados por 645 viaturas e 32 meios aéreos.

Luís Montenegro tinha duas presenças marcadas para esta terça-feira e as duas na sua residência oficial: um pequeno-almoço com quinze agentes da Cultura inserido na iniciativa “Projetar Portugal” e ainda a assinatura de acordos de Compromisso com o Sector Solidário e Social.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.