[weglot_switcher]

Primeiro-ministro do Canadá deve apresentar demissão esta semana

Saída de Trudeau ainda não está confirmada. Primeiro-ministro do Canadá pode deixar vazio durante vários meses.
Canadá Trudeau
Twitter
6 Janeiro 2025, 09h45

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, estará a ponderar apresentar a demissão do cargo esta semana, entre quarta e quinta-feira. A notícia está a ser avançada pela Reuters, que cita fonte próxima de Trudeau, depois de uma reportagem do jornal canadiano Globe and Mail.

No entanto, a demissão ainda não é certa, com a mesma fonte a admitir à agência noticiosa que Justin Trudeau ainda não tinha tomado uma decisão oficial. O jornal canadiano Globe and Mail tinha noticiado que o primeiro-ministro do Canadá poderia apresentar a demissão já esta segunda-feira, 6 de janeiro.

A justificação para esta decisão prender-se-á com os maus resultados do Partido Liberal, liderado por Trudeau nos últimos nove anos. As sondagens dão conta que os liberais vão perder vários votos contra os conservadores nas eleições de outubro.

A confirmar-se, a saída de Trudeau acontece num momento em que ainda não existe um sucessor na calha para o substituir no partido, apesar de vários membros do partido terem apelado para que este desistisse do cargo.

De acordo com a mesma fonte, o primeiro-ministro do Canadá já terá discutido a sua sucessão em termos governamentais, tendo pedido a Dominic LeBlanc, ministros das Finanças, para assumir o cargo.

Nos últimos dias de dezembro, o governo canadiano sofreu um revés, que não foi famoso para Trudeau. A vice-primeira-ministra e então ministra das Finanças do Canadá, Chrystia Freeland, renunciou ao lugar depois de reconhecer diferenças com o primeiro-ministro. Freeland publicou admitiu diferenças relativamente a Trudeau “sobre o melhor caminho para fazer avançar” a situação económica do país na sua carta de renúncia nas redes sociais.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.