[weglot_switcher]

Primeiro-ministro: “Estamos prontos para trabalhar com o presidente Joe Biden”

António Costa pretende “fortalecer as relações União Europeia-Estados Unidos” e “reafirmar a relevância da NATO”.
20 Janeiro 2021, 16h06

O primeiro-ministro reiterou esta quarta-feira o apoio do Governo português à administração Biden, enquanto decorre a cerimónia de tomada de posse da nova presidência dos Estados Unidos (EUA) no Capitólio, em Washington.

“Estamos prontos para trabalhar com o presidente Joe Biden desde o primeiro dia para fortalecer as relações União Europeia-EUA, reafirmar a relevância da NATO e reforçar as respostas multilaterais a questões como as alterações climáticas e a defesa da democracia e dos direitos humano”, escreveu António Costa, na rede social Twitter.

Em Bruxelas, a representar a presidência portuguesa do Conselho da União Europeia, o primeiro-ministro também aproveitou a intervenção no Parlamento Europeu para felicitar Joe Biden pelo cargo, tal como havia feito aquando da vitória nas eleições de novembro de 2020.

“Neste dia em que tomará posse o presidente Joe Biden, não posso deixar de lhe dirigir os votos dos maiores sucessos no seu mandato e de referir a necessidade de relançarmos as relações, cada vez mais próximas, com os Estados Unidos”, referiu, na sessão plenária desta manhã.

Já a 7 de novembro, assim que foi confirmada a vitória do democrata nas presidenciais norte-americanas, primeiro-ministro português, António Costa, saudou Joe Biden e destacou o trabalho no reforço das relações transatlânticas.

“Parabéns ao presidente eleito Joe Biden. Espero que em breve possamos trabalhar no reforço das relações transatlânticas e na gestão de assuntos globais, como as alterações climáticas, a defesa da democracia e a segurança internacional”, publicou num tweet.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.