[weglot_switcher]

Primeiro-ministro francês apresenta demissão

Emmanuel Macron aceitou a renúncia de Édouard Philippe, que irá assegurar “o tratamento dos assuntos correntes até a nomeação do novo governo”, de acordo com a Presidência.
3 Julho 2020, 09h03

O primeiro-ministro francês, Édouard Philippe, apresentou esta sexta-feira a demissão a Emmanuel Macron. O líder do governo de França vai manter-se em funções até que seja nomeado o sucessor, avança a agência noticiosa ‘Reuters’.

“Edouard Philippe apresentou hoje a renúncia do governo ao Presidente da República, que a aceitou. Ele garante que, em conjunto com os membros do governo, vai assegurar  o tratamento dos assuntos correntes até a nomeação do novo governo”, explicou a Presidência da República francesa, em comunicado.

A decisão surge um dia depois que o presidente francês ter anunciado uma remodelação no governo, para as eleições presidenciais de 2022. Em entrevista à imprensa local, divulgada ontem, Emmanuel Macron disse que iria ter uma “nova equipa” de governo nos últimos dois anos do mandato, sem especificar se iria manter Édouard Philippe à frente do executivo.

No domingo, Édouard Philippe venceu a comuna de Le Havre (Seine-Maritime), da qual esteve à frente em 2020 e 2017, nas eleições municipais.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.