[weglot_switcher]

Procura por veículos usados cai 13% em julho

Apesar da descida na procura, a oferta destes veículos cresceu 2% em julho, no entanto, a dinâmica do mercado permaneceu negativa, em 10%, face ao período homólogo.
21 Agosto 2024, 14h26

A procura por veículos usados caiu 13% em julho face ao mesmo período do ano passado. A zona do centro de Portugal é onde se regista a maior queda na procura, de 17%, seguida da zona norte do Alentejo, com 9%.

Apesar da descida na procura, a oferta destes veículos cresceu 2% em julho, no entanto, a dinâmica do mercado permaneceu negativa, em 10%, face ao período homólogo.

Os veículos elétricos foram os que apresentaram o maior aumento na procura, de 88%, em julho, e também na oferta, de 80%. Contudo, os mais procurados continuam a ser os automóveis a diesel e a gasolina.

Durante o mês de julho os automóveis a gasolina, híbridos plug-in e híbridos a gasolina foram os únicos a registar uma maior oferta de anúncios, enquanto os restantes apresentaram uma procura igual ou inferior à oferta.

No que toca ao preço, os veículos abaixo dos 15 mil euros apresentaram uma maior diminuição na procura, seguidos dos carros acima dos 30 mil euros. Já a oferta aumentou nos veículos acima dos 30 mil euros e nos carros abaixo dos 15 mil euros.

Os carros SUV, cabrio e citadinos registaram um aumento da procura em julho, sendo que a oferta é maior nos mesmos.

Nuno Castel-Branco, diretor geral do Standvirtual, afirma que “em julho, observamos uma diminuição da procura no mercado dos usados. Já a procura por carros elétricos apresenta o comportamento oposto, ou seja, continua a aumentar face a este mesmo período do ano anterior. Uma realidade que está relacionada com a mudança de hábitos de consumo dos portugueses, pois apostam cada vez mais em veículos eletrificados”.

“Por outro lado, este crescimento deve-se também ao facto de a oferta disponível continuar a crescer, uma vez que as vendas significativas de elétricos novos nos últimos anos estão a chegar agora ao mercado de usados em maior volume”, revela o diretor geral do Standvirtual.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.