Procura um cartão de crédito? Estas são as 6 ofertas mais competitivas de 2020

Dos descontos aos pontos, passando pelo cashback até às ofertas sem anuidade, conheça os produtos que se destacaram nas diferentes categorias.

No âmbito do seu estudo anual sobre o mercado de cartões de crédito em Portugal, no qual o ComparaJá.pt escrutina todos os custos e características associadas a estes produtos, a plataforma distingue ainda os produtos mais competitivos nas diferentes categorias.

Na edição 2020 dos prémios “Melhores Cartões de Crédito” as ofertas destacadas foram:

  • Melhor Cartão com Cashback: Santander – Cartão Mundo 123
  • Melhor Cartão com Descontos: Caixa Geral de Depósitos – Cartão Caixa IN
  • Cartão Sem Anuidade Mais Completo: WiZink – WiZink Rewards
  • Melhor Cartão com Milhas Aéreas: Caixa Geral de Depósitos – Cartão Miles&More Classic
  • Melhor Cartão Premium: Santander – Cartão Platinum
  • Melhor Cartão com Pontos: Unibanco – Cartão Atitude

Por outro lado, entre as conclusões do estudo do ComparaJá.pt surge o facto de 30 dos 78 cartões de crédito existentes atualmente no mercado português isentarem os consumidores de custos associados à anuidade. No entanto, 7 em cada 10 cartões cobram taxa de gasolineira e apenas 29% têm uma TAEG abaixo do limite máximo (15,3% neste trimestre). Conheça abaixo os dados detalhados.

 

Produtos de obtenção gratuita tornam-se tendência

O número de cartões de crédito de obtenção gratuita – isto é, isentos de anuidade/comissões de disponibilização – tem vindo a aumentar nos últimos anos, tendo-se agora afirmado como a grande tendência do mercado (representam 38% do total).

Aliás, hoje já existem menos cartões com anuidade até 25 euros do que cartões isentos destes custos. De salientar, ainda assim, que 17% dos produtos do mercado cobram uma anuidade superior a 50 euros.

 

Apenas 29% dos cartões têm TAEG abaixo do limite máximo do Banco de Portugal

Por outro lado, apenas 3 em cada 10 têm uma TAEG inferior a 15,3%. “Atendendo a que o limite máximo imposto pelo Banco de Portugal para as taxas de juro no presente trimestre é de 15,3%, esta análise evidencia que a grande maioria dos bancos está a aplicar uma TAEG no limite máximo, ou muito próximo desse teto, isto mesmo quando cobram uma anuidade ao cliente”, avança José Figueiredo, CEO do ComparaJá.pt.

A TAEG média do mercado fixa-se atualmente em 14,6%.

 

7 em cada 10 cartões cobram 50 cêntimos de Taxa de Gasolineira

No que se refere à Taxa de Gasolineira, um encargo de 50 cêntimos que os consumidores poderão ter de suportar por recorrerem ao pagamento com cartão de crédito em postos de abastecimento de combustível, verifica-se que apenas 69% dos cartões isentam deste custo.

 

Metade já permite fracionar compras

Os pagamentos fracionados com cartões de crédito possibilitam a divisão de uma determinada compra de bens/serviços em prestações mensais fixas, à semelhança do que aconteceria com um crédito pessoal.

Esta modalidade de pagamento permite ao consumidor realizar uma compra com o seu cartão de crédito e, de acordo com as condições do seu cartão, descontar esse valor no seu plafond habitual ou transferir o montante gasto para uma linha de crédito paralela que possibilitará o reembolso da dívida em prestações mensais. Este reembolso poderá beneficiar de uma TAEG promocional e, nalguns casos, até mesmo de isenção de juros.

A inclusão deste benefício aumentou consideravelmente nos últimos anos, sendo que atualmente já metade dos cartões possibilitam o acesso ao fracionamento de pagamentos.

 

83% dos cartões incluem tecnologia contactless

Sendo uma facilidade cada vez mais valorizada pelos consumidores, particularmente nos tempos de pandemia que atualmente vivemos, o pagamento com recurso à tecnologia contactless tornou-se padrão entre os produtos disponibilizados pelos bancos em Portugal: já são 83% a incluir esta funcionalidade.

 

Apenas 18% dos cartões incluem funcionalidade dual (crédito e débito)

Os cartões dual ou mistos agregam as funções de débito e de crédito num só produto. Por norma, estes combinam uma rede de pagamento a débito (por exemplo: Multibanco, Visa Electron ou Maestro) e uma rede de pagamento a crédito (Visa ou Mastercard).

Desta forma, um cartão dual permite realizar operações a débito na conta de pagamento associada e ainda possibilita fazer movimentos a crédito de forma semelhante à dos cartões de crédito simples.

Conforme os dados compilados pelo ComparaJá.pt, os cartões a incluir esta possibilidade são ainda uma minoria (18%) no mercado nacional.

 

Seguros e acesso a descontos tornam-se padrão. Milhas e Pontos com oferta reduzida.

Uma das grandes tendências no mercado dos cartões de crédito identificada pelo estudo do ComparaJá.pt é a inclusão de seguros gratuitos associados aos cartões (74%), em particular proteções face ao uso fraudulento ou a roubo.

“As instituições financeiras, acompanhando o aumento das compras online por parte dos portugueses, têm apostado em oferecer alguns seguros de forma a proteger os consumidores quando realizam transações com cartão de crédito na internet”, explica José Figueiredo.

Outro dos benefícios que quase 2/3 dos cartões incluem é o acesso a descontos em parceiros das instituições emissoras, os quais abarcam áreas como hotelaria e restauração, tecnologia ou vestuário.

É curioso perceber que, apesar de o cashback ser uma das categorias específicas mais procuradas pelos utilizadores do comparador de cartões de crédito do ComparaJá.pt, apenas 23% dos produtos incluem este benefício”, afirma o responsável do portal independente, acrescentando que “É possível antecipar que, concretamente neste âmbito, existe uma lacuna no mercado, havendo potencial de atração de novos clientes por parte dos bancos que ofereçam mais produtos com cashback”.

Relacionadas

Há 7 pontos a analisar ao escolher um cartão de crédito. Saiba quais são

Para quem nunca teve um cartão de crédito, escolher o primeiro pode tornar-se difícil, uma vez que existem quase 100 cartões de crédito disponíveis em Portugal e os benefícios associados a cada um são inúmeros. Descubra tudo neste artigo.

Usa cartão de crédito? Saiba se deve optar pelo pagamento mínimo

Nas diversas modalidades de pagamento de um cartão de crédito, o pagamento mínimo é uma delas. Descubra em que consiste e se compensa reembolsar a dívida desta forma.

Há 5 operações possíveis com cartão de crédito que facilitam a sua vida. Saiba quais

Para além do pagamentos de bens e serviços, o cartão de crédito pode ser útil em muitas outras situações. Descubra tudo sobre o tema neste artigo.

Faz compras online? Saiba como gerar um cartão de crédito virtual para se proteger

Sabia que criar um cartão de crédito virtual é uma funcionalidade acessível a qualquer utilizador de Internet? Mesmo que já possua um cartão de crédito físico que costuma usar para as suas compras, pode sempre aceder a este tipo de cartões em caso de emergência e fazer pagamentos online a partir do seu computador, smartphone ou tablet.

Ficou com o cartão multibanco retido no ATM? Saiba o que fazer

São muitos os portugueses que já viram o seu cartão multibanco retido no ATM e instintivamente ligaram para o seu banco para cancelá-lo. No entanto, nem sempre existe necessidade de anular o cartão, havendo algumas situações que deve conhecer para saber como proceder. Descubra quais são.

Como funciona a tecnologia EMV que protege o seu cartão de fraudes?

A EMV é uma tecnologia pensada para dificultar atividades ilícitas com o cartão de débito ou de crédito. Descubra como funciona e que outras formas há de prevenir e assegurar que não é prejudicado financeiramente por fraudes com o seu cartão.
Recomendadas

Restauração: Preços afixados com clareza é meio caminho para o bom entendimento entre consumidor e estabelecimento de restauração

A lista do dia e os preços praticados, com taxas e impostos incluídos, devem estar, clara e obrigatoriamente, afixados à entrada do estabelecimento, em local bem visível do exterior.

A herança tem dívidas? Descubra que custos terá de suportar

Fique a par de todos os custos que poderão surgir com uma herança (especialmente se a mesma contiver uma dívida) e algumas dicas para evitá-los.

Serviços Públicos Essenciais: fornecimentos não podem ser cortados até ao final deste ano. O que deve saber

Os avisos de corte que tenham sido enviados ficam sem efeito, não podendo as empresas proceder ao corte de fornecimento, até 31 de dezembro de 2021.
Comentários