Produção automóvel cresce 78,2% face ao ano passado

“A informação estatística relativa ao ano de 2019 confirma a importância que as exportações representam para o setor automóvel, já que 97% dos veículos fabricados em Portugal têm como destino o mercado externo”, assume a ACAP.

No mês de agosto, a indústria automóvel em Portugal produziu 13.711 veículos automóveis, um valor que representou um crescimento de 78,2% face ao mesmo mês do ano passado, avança a Associação Automóvel de Portugal (ACAP).

Nos oito meses decorridos de 2019, saíram das fábricas com mão de obra portuguesa 225.102 veículos, o que significa mais 18,8% do que em igual período de 2018.

Em agosto foram montados 119 veículos pesados, um aumento de 7,2%, e, em termos acumulados foram montados 2.262 veículos, um crescimento de 110,6%, em comparação com o mesmo período. Destes, foram exportados 92,7%, tendo a América como principal destino, com 87,5% da produção.

“A informação estatística relativa ao ano de 2019 confirma a importância que as exportações representam para o setor automóvel, já que 97% dos veículos fabricados em Portugal têm como destino o mercado externo, o que contribui de forma significativa para a balança comercial portuguesa”, declara a ACAP.

Apesar de a produção automóvel ter apresentado um aumento, o mesmo não se tem refletido nas vendas de automóveis.

Ainda assim, a Europa continua a liderar o mercado das exportações dos veículos fabricados em território nacional, com 97,5% das exportações a terem o território europeu como destino final. A Alemanha é o maior destino, com 24,2% das exportações, França com 15%, Itália com 14,7% e Espanha com 10,9%.

Ler mais
Relacionadas

Mais Porsche e Lamborghini, menos Renault. Desportivos de luxo cativam portugueses

Nos primeiros seis meses do ano, as vendas da Porsche cresceram 108% e a Lamborghini registou um incremento de 220%. Há mais desportivos de luxo nas estradas portuguesas.

Lamborghini e Porsche disparam vendas enquanto Renault dá um dos maiores trambolhões do mercado

De janeiro a agosto as vendas acumuladas da Lamborghini dispararam 220% e as da Porsche subiram 108,9%. Em sentido contrário, a Renault registou uma das maiores quedas de sempre, recuando 57,2% nas vendas mensais de agosto. O mercado nacional registou 12.435 vendas de veículos ligeiros de passageiros em agosto, o que traduz uma quebra de 19% face a igual mês de 2018
Recomendadas

IA e IoT acompanham os grandes lançamentos das marcas de automóveis

Os novos lançamentos das marcas de elétricos e plug-in fazem-se com a Inteligência Artificial (IT) e a Internet of Things (IoT) que está presente nas vendas, pós vendas, assistência, seguros, condução e segurança ativa e passiva.

Carros elétricos: autonomia ainda é um problema que está a ser ultrapassado

A opção por um carro 100% elétrico ou PHVE é uma alternativa ao veículo térmico e visa reduzir a pegada ambiental. Empresas e particulares estão mais sensíveis ao fenómeno.

Taxas máximas no crédito automóvel descem no 4.º trimestre

No crédito automóvel para veículos usados as taxas máximas definidas se fixam em 5,9% para a locação financeira ou ALD (aluguer de longa duração) e 12,3% para o crédito com reserva de propriedade, abaixo dos 6% e 12,4% das taxas fixadas no terceiro trimestre, respetivamente.
Comentários