[weglot_switcher]

Produção de cereja deverá atingir o triplo do registado em 2020

Previsões de maio apontam para um rendimento unitário acima das 3,7 toneladas por hectare.
21 Junho 2021, 11h20

A produção de cereja em Portugal deverá atingir o triplo do registado em 2020 de acordo com o boletim de maio das previsões agrícolas divulgado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) esta segunda-feira, 21 de junho.

Também a produtividade do pêssego irá aumentar para níveis próximos da média dos últimos cinco anos, enquanto no arroz, com a possibilidade de utilização dos canteiros que tinham ficado por semear na campanha anterior devido às obras de intervenção no aproveitamento hidroagrícola do Vale do Sado, deverão registar novamente uma área semeada de 29 mil hectares.

Na produção de milho e apesar do significativo aumento da sua cotação no mercado internacional, que nos últimos dez meses quase duplicou graças a um crescimento da procura e a perspetivas pouco animadoras para a produção no Brasil e Argentina, as previsões apontam para uma manutenção da área instalada de 81 mil hectares.

Por sua vez, a plantação de batata registou um atraso devido ao frio intenso de janeiro e aos períodos muito chuvosos de fevereiro, sendo que apenas em março foi possível recuperar algum deste atraso. Deste modo, as previsões apontam para que a área plantada seja semelhante à do ano anterior (20 mil hectares).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.